Com mais de um bilhão de usuários pelo mundo, o interesse pelo TikTok continua a crescer. Segundo a compilação de dados coletados de Buzzmonitor Trends, Google Trends e Data Reportal, pela agência SA365, o download do aplicativo e como retirar a marca d’água que identifica conteúdos capturados pela ferramenta são dois dos itens mais buscados no Google.
Para Clarissa Millford, social strategist e cofundadora da TikTok Academy, essa busca sobre a marca d’agua “indica que conteúdos do TikTok estão ganhando outras redes sociais e que os usuários querem identificar, ou mesmo ocultar, dependendo do caso, sua origem”.
Ainda que com queda de uma posição desde 2022, a rede segue se destacando entre os apps com mais downloads no mundo e ocupa o segundo posto de não-game mais baixado. A plataforma ganha de ferramentas de consumo específico de vídeo, como YouTube, Disney+ e HBO Max.
O app, que se tornou o segundo mais baixado do mundo para não-games, também lidera o índice de gastos do consumidor. Além disso, o TikTok está em quinto lugar quando se pergunta sobre as redes sociais favoritas dos usuários. O tempo médio global de uso do app é de 23h30 por mês. Isso indica mais de uma hora por dia útil.
Leia Mais: Como as marcas se aproximam dos usuários no TikTok
E as mulheres também são as que mais produzem conteúdo para a rede social. Mesmo que a mais assistida, não é a que tem mais conteúdo publicado. “Ainda é um pensamento que está muito impregnado no usuário que está usando as plataformas, de consumir cada vez mais conteúdo no TikTok, mesmo que ainda produza mais para outras redes, que estão mais validadas”.
As mulheres são maioria entre os usuários do TikTok. São 54% no mundo, e 60% no Brasil. O TikTok ainda é majoritariamente utilizado por jovens, especialmente entre 16 e 24 anos. Mas essa pirâmide etária tem ficado mais equilibrada à medida que a mídia social se consolida e se torna mais familiar – mesmo que através de conteúdos postados em outras redes – para Millenials e a Geração X.
O TikTok é a quinta plataforma social favorita do mundo e 6,1% das pessoas a consideram a sua favorita. No entanto, redes sociais mais tradicionais, como o Instagram e o Facebook, e comunicadores como o WhatsApp seguem melhor avaliadas.
Ainda assim, as marcas não estão investindo o tanto que o potencial do TikTok oferece. Para Millford, “há um preconceito de que a gente está quebrando a respeito do TikTok, há um pré-conceito de que é um aplicativo de dancinha. Ainda que hoje a gente tenha dados que as pessoas passam mais tempo na plataforma do que nas outras plataformas, como Instagram, como YouTube, acredito que também existe essa resistência, inclusive para avaliação de marcas, de empresas”, aponta.
A ferramenta é usada principalmente para entretenimento, mas marcas e produtos também geram interesse e o uso corporativo está em crescimento. Ele também é muito usado para ficar em dia com as notícias e manter o contato com família e amigos. Outro pilar forte apontado pela estrategista é a educação. “A ideia de que a marca pode se posicionar também como educadora sobre o seu produto ou sobre o seu serviço. Aprender coisas é uma trend que sempre faz sucesso no TikTok”.
Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
TikTok e a relação com as marcas
Existem dois diferenciais que a social strategist destaca: o primeiro deles é conteúdo, e o segundo a estrutura montada para estimular a criação de conteúdo. “O TikTok se posiciona muito como plataforma de entretenimento. Então, quando a gente vê marcas, produtos, influencers trazendo esse tipo de serviço, esse tipo de publicidade, normalmente é uma publicidade que está muito associada à linguagem da plataforma, mais leve, mais informal, de mais dia a dia, de mais usabilidade”.
A publicidade é diferente da que estamos acostumados a ver em plataformas como YouTube, Instagram e Facebook. “Esse tipo de linguagem a ser utilizada facilita muito para marcas e produtos e para os próprios criadores, e consequentemente, também tem um impacto nas vendas. Então acho que esse é um pilar bem significativo para se observar”.
O segundo ponto é a estrutura que o digital montou de marketplace para conectar os criadores com as marcas, o TikTok está assumindo um papel de agenciador. “Nisto o TikTok está um passo à frente de outras plataformas, ao ter assumido essa missão: ‘eu conheço os meus criadores’, com que eles se conectam, e facilita esse trabalho para as marcas. Ele assume esse papel de agenciador e ele consegue conectar esses criadores com as marcas, dependendo de quem as marcas querem atingir e dependendo de qual é o público que essa marca deseja se conectar”, destaca Millford.
“Sem dúvida esse papel que ele assumiu é de bonificar os criadores, dando premiações, monetizando os vídeos. E ao não só fazer essa conexão, e dar um bônus por isso ele forma seu ecossistema”.
Leia Mais: TikTok consolida crescimento e traz oportunidade para marcas
Conselhos fundamentais para o planejamento de uma marca no TikTok
ECOSSISTEMA DO TIKTOK
CONTEXTO
A liberdade criativa do app cria um ambiente diverso, mas pouco controlado
A aplicação foi criticada por falta de assertividade nas políticas sobre conteúdos que podem promover violência de gênero, sexual ou outros comportamentos inaceitáveis.
AUDIÊNCIA
Conta com grande adesão de celebridades e macro influencers.
Tem uma audiência poderosa, com taxas de interação muito altas.
ROTEIRO
É importante selecionar que desafios e conteúdos se adaptam mais naturalmente à sua marca ou produto.
Nos conteúdos de paródia e humorísticos em geral, a rede viraliza mais do que outras.
CONTEÚDO
A produção de conteúdo é, por excelência, low-cost e homemade.
Como vai ser difundido o conteúdo da marca? É possível se publicar no seu próprio nome, por meio de associações a usuários do canal ou ambos.
DEFINIR A MENSAGEM CENTRAL
Que esteja alinhada entre a produção de conteúdo próprio e os influencers e creators.
DEFINIÇÃO DE RÉGUA DE CONTEÚDO
CAPTAR
A mensagem da marca e a estratégia de conteúdo devem ser recebidas pela audiência de forma coerente.
ENTRETER
Através de análise de dados, geramos aprendizados que permitem a tomada de decisões sobre novos conteúdos e reforçam o alinhamento da mensagem da marca ao interesse da audiência, gerando relevância.
FIDELIZAR
Depois da consolidação da mensagem da marca junto à audiência, o fortalecimento do enfoque emocional e racional entre a marca e a audiência gera vendas.
Analisar tendências, identificar oportunidades, estratégias de crescimento, executar, medir e analisar resultados, re-planejar em busca de novas oportunidades
Com mais de 82 milhões de usuários no Brasil, o TikTok é a quarta plataforma social com pessoas ativas e o número de usuários continua crescendo. Seis em 10 usuários consideraram TikTok a sua plataforma de social media favorita, colocando a rede em quarto lugar no país, acima de players tradicionais como o Twitter
+ Notícias
Ter um carro ou usar um carro: planos por assinatura crescem no país