/
/
TikTok pagará por direitos autorais aos artistas por meio do Ecad

TikTok pagará por direitos autorais aos artistas por meio do Ecad

O anúncio foi feito na última quarta-feira (28) e a porcentagem não foi divulgada

 Com tamanha fama, o TikTok foi responsável pelo sucesso de inúmeros artistas e hits. Julgue quem puder, mas as dancinhas enriqueceram o mundo da música e, a partir de agora, elas terão ainda mais lucro: a rede social chinesa anunciou um acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) que garantirá um pagamento por direitos autorais a artistas, compositoras e editoras musicais.

A proposta veio tanto para enriquecer a experiência dos usuários da rede quanto para fornecer um meio justo de utilização de músicas dentro da plataforma. E vale destacar que o TikTok também pretende efetuar um pagamento retroativo quanto ao uso das canções feito antes do acordo.

“Essa primeira parceria entre o Ecad e o Tik Tok é mais um importante passo para a indústria da música no Brasil e para os autores e artistas no nosso país. Este acordo não poderia chegar num momento mais oportuno para compositores e artistas, que agora precisam mais do que nunca dessa renda digital. O Ecad vem trabalhando duro para fechar acordos importantes como esse”, explica a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

Hits viram sucesso por causa do TikTok

Embora nem a rede social e nem o Ecad tenham divulgado a porcentagem estabelecida durante a negociação, a média do mercado costuma ser de 12% das receitas de cada plataforma. A associação divulgou que cada contrato com artista terá condições próprias.

É importante ressaltar que o pagamento pelos direitos autorais não terá diferença para os usuários, que continuarão usando as músicas da plataforma normalmente — inclusive com possíveis alterações nos áudios e mixagens, bem comuns na rede social.

Além de agregar valor às músicas, o TikTok tem possibilitado aos artistas uma gama ainda maior de sucesso em todo o mundo, visto que a rede social atinge inúmeros países. Assim, é comum ver vídeos de usuários russos, indianos, estadunidenses, canadenses, franceses, italianos, chineses e japoneses ao som de algumas das músicas famosas por aqui, especialmente do gênero sertanejo e funk carioca.

Ainda que o anúncio com o Ecad seja inovador para a plataforma, esse não foi o único contrato firmado para cessão e pagamento por direitos autorais praticado pelo TikTok. Em 2020, a plataforma também assinou algo semelhante com a Sony Music Entertainment para artistas internacionais famosos.


+ Notícias

Pirataria: consumidor sem direitos e crime de receptação

Marcas no TikTok: como usar a rede social do momento ao seu favor

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]