Há quase dois anos no segmento de água mineral no Brasil, mercado que cresceu média de 20% em 2020, segundo a Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral Natural), a Tetra Pak avança na criação de produtos voltados para as demandas de um consumidor mais consciente.
Uma das novidades foi o recente lançamento de mais uma marca em embalagens cartonadas: a Simply Water, fabricada pela paulista TecPolpa. A embalagem é composta por 74% de material de origem vegetal. O papel utilizado é proveniente de florestas certificadas com novas árvores substituindo continuamente as colhidas. Até a tampinha contém plástico feito de cana-de-açúcar.
A Simply Water, uma água adicionada de sais minerais, tem como foco de distribuição o estado de São Paulo, capital e cidades-chave como Ribeirão Preto. O objetivo, segundo a Hugo Panegossi, proprietário da marca, é ser uma opção consciente de hidratação em diferentes ocasiões que acompanhe o dia a dia do consumidor. “Buscamos aliar simplicidade e funcionalidade à nossa imagem com o lançamento da Simply Water. Escolhemos as embalagens da Tetra Pak pensando em oferecer escolhas mais sustentáveis para os consumidores no dia a dia”, revela.
Segundo Danilo Zorzan, diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil, o mercado e os consumidores pedem inovação constante e escolhas mais sustentáveis. “O conceito de inovação aliado à sustentabilidade e saudabilidade como a água em embalagens longa vida valoriza e dá força para esse crescimento”, ressalta Zorzan.
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Tetra Pak alia experiência e sustentabilidade
A Tetra Pak considera as demandas e necessidades dos consumidores – que estão em constante transformação – absolutamente fundamentais na hora de buscar expandir seus negócios para novas categorias ou mesmo prestar consultoria à indústria de alimentos e bebidas para o desenvolvimento de novas formulações.
A companhia acompanha essas demandas por meio tanto de estudos contratados via empresas parcerias, quanto por meio de estudos proprietários, como o Tetra Pak Index e a Sustainable Packaging Consumer Research, realizada em 2021 com o objetivo de entender as percepções dos consumidores sobre sustentabilidade e como elas impactam as escolhas de consumo no que diz respeito a alimentos e bebidas, por exemplo.
“A sustentabilidade e a prática da reciclagem, para além de gerarem menos impacto ao meio ambiente, vão criando aos poucos novos modelos de produção, leis e saídas criativas para negócios e consumo sustentável, que impactam significativamente a experiência dos consumidores, à medida que novos produtos são criados a partir da prática da reciclagem pós-consumo e de investimentos em soluções mais sustentáveis”, avalia Danilo Zorzan.
Para o diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil, o papel da Tetra Pak nesse entendimento e fomento de um consumo mais consciente é parte de uma evolução que comporta diversos segmentos de mercado, e o setor da Tetra Pak é de suma importância nesse cenário. “A embalagem desempenha papel fundamental ao auxiliar o consumidor em seu desejo de, por meio de suas ações, reduzir o seu impacto no meio ambiente”, conclui Zorzan.
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