/
/
Conheça as tendências que estão tirando os jovens do mercado tradicional

Conheça as tendências que estão tirando os jovens do mercado tradicional

Desapontados com a cultura das empresas, jovens altamente especializados estão buscando outras formas de ganhar dinheiro. Veja

Insatisfeitos com a cultura das empresas ou sem abertura para entrar no mercado de trabalho, profissionais altamente especializados estão buscando no empreendedorismo e no freelancer uma forma diferente de ganhar dinheiro. Estima-se que na América Latina existam mais de 492 mil profissionais adeptos a esses modelos.
É o que indica o Relatório do trabalho e empreendedorismo no Brasil – 2017, que avaliou as preferências e perfil trabalho de freelancers e de empreendedores no ano passado, realizado pela Workana.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Segundo o levantamento, 42% dos participantes brasileiros trabalham como freelancer (22% parte do dia e 20% o tempo todo) enquanto apenas 33% são empregados com CLT. Outros 14% se declararam desempregados e ainda 11% como empreendedores.

Profissões

Profissionais de alto nível e extremamente procurados pelo mercado tradicional estão preferindo outras modalidades de emprego. Segundo o estudo, entre os principais adeptos ao freelancer ou empreendedorismo estão os programadores ou especializados em TI (29,4%), seguido dos designers e especialistas em multimídia (24,3%).
Compõem a lista dos adeptos ao novo modelo os profissionais que trabalham com tradução e conteúdo (20,2%) e marketing e vendas (19,9%). Outras profissões, no entanto, tem buscado entender mais sobre esse novo modelo como suporte administrativo, engenheiros, advogados, especialistas em finanças e em administração.

Perfil

Entre os adeptos, os mais novos são maioria. Os profissionais com idades de 18 a 28 anos somam 37,1%, seguido dos que têm entre 29 e 38 anos (30,4%). Os profissionais com mais de 49 anos correspondem apenas a 12,8%.
O nível educacional deles também é alto. A maioria (48%) tem curso superior e 23% conta com cursos de pós-graduação no currículo. Além disso, 54,9% dedicou mais de 40h em cursos de capacitação profissional no ano anterior.
Em termos de idioma, boa parte deles (39%) falam inglês fluente e 17,3% falam espanhol. O estudo ressalta ainda o crescimento de profissionais que buscam ou falam línguas como francês, alemão, italiano e mandarim.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]