/
/
Tendências em soluções para PDV

Tendências em soluções para PDV

Entre os dias 16 e 20 de fevereiro, Novarejo faz parte da caravana do Popai na Euroshop; evento traz as principais novidades em soluções para ponto de venda  

Mais de cem mil pessoas são esperadas na Euroshop 2014, feira e congresso que foca em soluções para ponto de loja, como design e arquitetura, iluminação, tecnologia, visual merchandising entre outras. O evento acontece a cada três anos, aqui em Dusseldorf e reúne mais de dois mil expositores (a ultima edição somou 107 mil visitantes).
 
Nessa primeira manha, o Popai organizou duas palestras exclusivas para o grupo brasileiro, uma com o presidente da organização Richard Winter, e outra com Ulrich Spaan, da EHI Retail Institute. Ele falou sobre as recentes movimentações do mercado de consumo alemão, como a sucessiva diminuição do dinheiro gasto com varejo (pessoas gastando mais com turismo, educação e entretenimento), e o fenômeno das lojas “hard discount” (focadas em preço baixo). Silvio Laban, professor de gestão do Insper em São Paulo, lembrou que estas tendências também são sentidas no Brasil.  “Lá também assistimos a uma proliferação das lojas cash and carry, que tem como principal apelo o preço”. Enquanto estas lojas crescem de tamanho, contou Spaan da EHI, as de supermercado ficam menores. “É o fenômeno inverso”, frisou ressaltando que o tamanho méio de uma loja hard discount na Alemanha (a Lidl é o principal exemplar) passou de 600 m2 em 2008 para 2mil m2 em 2012. O sortimento, assim como a oferta de marca própria e serviços, tambem cresceu – uma loja deste segmento pode ultrapassar os 3 mil itens.
 
Os supermercados têm a difícil tarefa de competir com estes templos de preço. Segundo Spaan a unica saída para eles (que vem encolhendo de tamanho ao longo dos anos), é focar em soluções e diferenciais. Ele deu alguns exemplos, como o Emmas Enkel (já falamos deles por aqui) , que oferecem vários canais de compra integrados: é possível comprar na loja ou na internet e mandar entregar em casa, pedir pelo telefone, comprar pela vitrine via codigo QR (quando a loja já fechou), retirar na loja, enfim qualquer combinação acima e possível. Ou o mercado Kochhaus que oferece todo dia uma receita simples de refeição, para quem tem pouco tempo para cozinhar. Logo na entrada uma mesa com todos os itens que a dona de casa vai precisar para cozinhar o jantar do dia, nas porções certas; ela não precisa vagar pela loja procurando os itens e pensando em possibilidades – esse trabalho já foi feito. “É economia de tempo para este consumidor e ele valoriza isso”, ressaltou Spaan.
 
O executivo deu outros exemplos marcantes do varejo alemão, como a loja de esportes Globetrotter Outdoor que oferece uma experiência marcante de visita (possui lago artificial para testar canoas, piscina, câmara fria e de chuva para testar roupas de neve, trilha, escalada etc); ou o da nova loja conceito da C&A em Dusseldorf. Nela, há um espaco exclusivo para quem comprou online. Serve tanto para quem comprou no site e veio retirar, como quem deseja trocar ou devolver a peca – há provadores exclusivos. Segundo Spann esta é uma maneira da rede testar o conceito multicanal e observar como ele será usado pelo consumidor.
 
Nos proximos dias traremos as novidades (muitas) captadas na feira de exposição, com foco em vitrines, displays e visual merchandising.  

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]