A notícia vem dos Estados Unidos. Por lá, a onda dos vídeos sobre como comprar melhor ou com dicas específicas sobre compras (dos mais variados produtos) caíram mesmo no gosto dos internautas. De acordo com o report Think With Google, os views nesse tipo de conteúdo no YouTube aumentaram cinco vezes nos últimos três anos.
Entre os criadores brasileiros o sucesso se repete, informa a plataforma. Os creators daqui já entenderam o potencial desse tipo de vídeo, por isso, também têm aderido ao modelo “dicas de compras” em suas mais variadas formas.
De olho nisso, o próprio Google identificou o que seus usuários mais têm curtido dentro deste assunto.
Aqui vão as principais tendências para vídeos de compras para 2020:
Se está em dúvida, copie a lista de compras da pessoa da frente:
A ideia parece boba, mas vem fazendo um enorme sucesso. Tudo começou quando o youtuber Derek Gerad resolveu, por 24 horas, comprar exatamente a mesma coisa que a pessoa à sua frente, na fila, comprasse. Foi assim principalmente em lanchonetes e supermercados. Claro que o modelo viralizou e já são mais de 75 milhões de views só este ano em conteúdos feitos com essa pegada. A tendência que já virou realidade é resultado do seguinte fato: as pessoas estão sobrecarregadas para fazer escolhas. Tanto que até o simples ato de decidir o que comer pode gerar ainda mais estresse. Então, vale copiar o colega da frente.
Testando o melhor e o pior de lugares ou produtos
Vale para hotéis, restaurantes e, segundo o Google identificou, até piscinas. Todo mundo se acostumou a ler as reviews de produtos na internet, certo? Mas nada chama mais atenção do que comprovar que um lugar (ou produto) é… ruim. Daí é só soltar a criatividade, como fez por aqui o canal Ana Maria Brogui, que tem mais de 3,5 milhões de inscritos, e resolveu testar o pior cachorro-quente disponível para a venda no iFood. É claro que a audiência pirou. Vídeos com o título “O pior restaurante da minha cidade” também cresceram na plataforma.
Desafio “carrega que eu compro”
O humor segue sendo o maior atrativo de pessoas para os vídeos do YouTube, certo? Certíssimo. Tanto que essa tendência, que deve bombar ainda mais em 2020, propõe a seguinte competição: alguém compra tudo que a outra pessoa conseguir carregar. E toca gente correndo pelos supermercados da vida com os braços lotados de caixas e, claro, tropeçando ou derrubando tudo. A trend é mundial, tanto que vídeos com os títulos “compro”, “qualquer coisa” e “o que quer que seja” – em inglês – já são mais da metade do material publicado nos Estados Unidos nos últimos meses – e seguem em ascensão na Inglaterra. No Brasil, o canal Jon Vlogs teve mais de 1 milhão de views com um vídeo no qual Jon, seu criador, pagava tudo que um morador de rua conseguisse colocar em uma cesta de supermercado. Engraçado e controverso.
De acordo com o Think with Google, cerca de 55% das pessoas dizem pesquisar preços no YouTube e no Google antes de comprar um produto. Eles explicam que esses formatos funcionam porque aproximam as pessoas reais das marcas que aparecem na tela, diferente do que acontece em uma publicidade. E você, já entrou nessa onda?
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