A Opinion Box publicou um relatório de tendências compilado por seus especialistas, que resume diversas mudanças dos últimos dois anos e algumas previsões para 2022.
Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente
São oito tendências de consumo que retratam como será o comportamento dos brasileiros. Confira:
- Queremos comer melhor
A comida se torna uma preocupação relevante e se torna um ato de saúde, com mudanças nos hábitos como, a redução de frituras, fast food, doces e chocolates.
- Corpo, saúde e a busca pelo bem-estar
Os planos para 2022 incluem a prática de atividades físicas, rotina de cuidados com a pele e cuidados frequentes com a saúde mental.
- Nova relação com o trabalho
A nova relação com o trabalho vem mudando desde a adoção do home office para certas profissões. A expectativa das pessoas é de um trabalho híbrido, que seja tanto remoto quanto presencial. O trabalho passou a ocupar boa parte da vida e isso gera desequilíbrio para maioria das pessoas. Há preocupação com a redução de muitos postos de trabalho com menor qualificação e a necessidade de formação de mão-de-obra mais preparada.
- Casas conectadas e pessoas felizes.
A maioria dos brasileiros aprendeu a utilizar novas tecnologias nesses últimos dois anos. O smartphone possibilita mais acesso digital, as TV´s SMART, os assistentes de voz, entre outros dispositivos tornaram parte das casas conectadas. No entanto, vale ressaltar o abismo digital entre as diversas classes socioeconômicas no que diz respeito ao acesso à internet e dispositivos tecnológicos relatados pela pesquisa do Instituto Locomotiva realizada este ano.
- O futuro do dinheiro e o dinheiro do futuro
A pandemia trouxe a necessidade de pensar na poupança, sobretudo na criação de reservas financeiras para tempos difíceis. Por outro lado, a pesquisa realizada pela Serasa, em novembro de 2021, demonstrou o endividamento dos brasileiros em nível recorde este ano, impactado pelo desemprego, inflação das commodities e aumento das contas de luz, água e gás.
Leia mais: Conheça a Lei do Superendividamento e saiba o que ela traz de mudança
- Compre do pequeno, inclusive pela internet
O comércio local vem sendo valorizado pelos consumidores desde antes da pandemia e foi impactado positivamente pois as pessoas preferiam comprar de uma loja local tanto pela proximidade quanto pelo senso de comunidade.
- Sustentabilidade
A sustentabilidade mais uma vez será uma pauta importante em 2022 em função da preocupação da sociedade, empresas e governos com as questões climáticas e seus impactos negativos no meio ambiente e na vida das pessoas.
- Sentimento geral
Otimistas individualmente, preocupados com o cenário macro no que diz respeito ao cenário político e econômico do país, a questão da segurança também é fonte de preocupação para os brasileiros. Em contrapartida há certo otimismo com o próprio futuro, as perspectivas de trabalho, de melhoria nas finanças e da vida amorosa.
Apesar das incertezas de novas ondas da pandemia, os brasileiros estão aprendendo a viver um dia de cada vez, tentando se adaptar às constantes mudanças impostas pela pandemia. Estão almejando equilíbrio, buscando estabilizar suas finanças e se protegendo por meio da vacinação e de medidas preventivas. Agora é observar como 2022 se apresentará, especialmente os hábitos de consumo que permanecem e outros que podem mudar.
Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente
*Por Tania Zahar Mine, diretora da Trade Design e professora de Pós-Graduação na ESPM e na FIA.
+ Notícias