A evolução do mercado de higiene e beleza (H&B), segundo a Euromonitor, demonstra que o crescimento em 2020 foi de 4,7% e a projeção para este ano é de aproximadamente de 4,6%. As vendas totais da categoria devem atingir R$ 128 bilhões em 2021. Em termos de canais de vendas no ano de 2020, o e-commerce se destaca com crescimento de 84,5%, a venda direta e as farmácias/drogarias cresceram 9,3%.
Novas rotinas e hábitos
É interessante observar que os hábitos dos consumidores mudaram muito em função do isolamento social. E isso se reflete no consumo de certas categorias que demonstram queda como maquiagem, desodorantes, produtos solares e marcas do segmento prestígio.
Em compensação as categorias que apresentam crescimento são fragrâncias, produtos para a pele, dermocosméticos, produtos para banho e higiene oral. As pessoas estão muito cuidadosas com a higiene pessoal, especialmente a limpeza das mãos e a proteção contra o vírus.
O avanço da vacinação e a gradual volta à uma vida social vão trazer mais impactos positivos para a economia e para a categoria de higiene e beleza. A Kantar fez um estudo na América Latina no primeiro trimestre de 2021 e apontou nove mudanças que provavelmente vieram para ficar no mercado de H&B.
- Saúde virou prioridade na vida dos consumidores.
- As rotinas de beleza para quem está em home office são mais simples em compensação as pessoas que estão trabalhando fora são mais estimuladas a se embelezar.
- A volta ao “normal” está acelerando o mercado brasileiro de H&B.
- O canal farma e o e-commerce cresceram compensando a perda na venda direta.
- O mercado de H&B está crescendo nas missões de compra de proximidade.
- A relevância do e-commerce está crescendo na categoria de H&B.
- As categorias em crescimento são impulsionadas pelos produtos para a saúde, como o sabonete antibacteriano.
- As marcas aos poucos estão resgatando seus “pontos de contato” com os consumidores com a volta da rotina.
- A Natura tem digitalizado seu canal de consultoras e vem impulsionando o canal e-commerce.
O que esperar de 2021?
Em 2021, o mercado ex-factory de higiene e beleza no Brasil cresceu 4% em valor no primeiro semestre, segundo os dados da Abhipec (Associação brasileira da indústria de higiene pessoal perfumaria e cosméticos), porém esse crescimento pode ser afetado negativamente no segundo semestre em função da inflação crescente e a pressão nos custos, da crise hídrica e da queda na renda das famílias.
*Tania Zahar Mine é diretora da Trade Design e professora de Pós-Graduação na ESPM e na FIA.
+ Notícias