Para que possa entender direitinho o que está adquirindo e evitar possíveis aborrecimentos ao contratar um serviço de telefonia ou banda larga fixa, esteja atento às dicas abaixo.
Antes de assinar qualquer contrato, é necessário que o consumidor procure esclarecer todas as suas dúvidas sobre o plano que pretende comprar. Caso a informação não fique clara, peça ao atendente para explicar melhor quais as características do serviço.
? Qual o valor a ser pago mensalmente;
? Verificar se o valor mensal está baseado em algum tipo de promoção;
? Se há possibilidade de contratar qualquer plano sem ¬fidelização;
Na contratação de pacote de voz, pergunte
? Se utilizar toda a franquia, quanto vai pagar a mais;
Na contratação de pacote de internet para o celular, procure saber
? Se utilizar toda a franquia, quanto vai pagar a mais;
Na contratação de internet fixa, procure saber
? Quais as velocidades mínima e média de conexão;
? Se a instalação será imediata.
Ele é um resumo das principais características do serviço que a pessoa está contratando. Segundo a Anatel, a prestadora deve disponibilizá-lo aos consumidores no ato da assinatura do contrato. Ele deve ser entregue por meio de uma cópia impressa, quando o atendimento for presencial, ou lido em voz alta pelo atendente, quando a contratação ocorrer por telefone.
Ao utilizar o atendimento da prestadora, anote o número do protocolo, nome do atendente e data da ligação. Nunca deixe de fazer isso, já que esse número pode ser usado para efetuar uma reclamação na Anatel ou formalizar uma possível queixa nos órgãos de defesa do consumidor.
Após a contratação, é importante, também, que o consumidor exija a disponibilização de login e a senha para acessar o Espaço Reservado no site da empresa, no qual é possível acessar todos os documentos referentes aos serviços e fazer uma série de solicitações e pedidos de informações para sua operadora.