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Telecomunicações: confira dicas para não cair em ciladas

Telecomunicações: confira dicas para não cair em ciladas

Com tantas ofertas e ?vantagens?, as pessoas se empolgam e deixam de obter informações importantes sobre o serviço
 
As promoções que as empresas de telecomunicações utilizam para atrair novos consumidores são sempre anunciadas de forma bem atrativa. 

Para que possa entender direitinho o que está adquirindo e evitar possíveis aborrecimentos ao contratar um serviço de telefonia ou banda larga fixa, esteja atento às dicas abaixo. 

Não tenha vergonha de tirar suas dúvidas

Antes de assinar qualquer contrato, é necessário que o consumidor procure esclarecer todas as suas dúvidas sobre o plano que pretende comprar. Caso a informação não fique clara, peça ao atendente para explicar melhor quais as características do serviço.

Para saber ao certo se o plano atenderá suas necessidades, não deixe de perguntar

? Qual o valor a ser pago mensalmente;

? Quando vai ocorrer e quais as regras para reajustes;

? Verificar se o valor mensal está baseado em algum tipo de promoção;

? Se for promoção, questione quando vai acabar e qual o valor real da mensalidade;

? Se há possibilidade de contratar qualquer plano sem ¬fidelização;

? Se optar por um plano com fidelização, se informe sobre o tempo que vai durar, qual será o valor da multa, se precisar rescindir o contrato antes do final do prazo de fidelização, e como ela será calculada.

Na contratação de pacote de voz, pergunte

? Qual a franquia de minutos;

? Se utilizar toda a franquia, quanto vai pagar a mais;

? Se o serviço será bloqueado com o ¬fim da franquia.

Na contratação de pacote de internet para o celular, procure saber

? Qual a franquia de dados;

? Se utilizar toda a franquia, quanto vai pagar a mais;

? Se o seu serviço será bloqueado com o fi¬m da franquia.

Na contratação de internet fixa, procure saber

? Qual a velocidade que está contratando;

? Quais as velocidades mínima e média de conexão;

? Se há alguma taxa de instalação;

? Se a instalação será imediata.

Exija o sumário da contratação

Ele é um resumo das principais características do serviço que a pessoa está contratando. Segundo a Anatel, a prestadora deve disponibilizá-lo aos consumidores no ato da assinatura do contrato. Ele deve ser entregue por meio de uma cópia impressa, quando o atendimento for presencial, ou lido em voz alta pelo atendente, quando a contratação ocorrer por telefone.

Anote o número de protocolo

Ao utilizar o atendimento da prestadora, anote o número do protocolo, nome do atendente e data da ligação. Nunca deixe de fazer isso, já que esse número pode ser usado para efetuar uma reclamação na Anatel ou formalizar uma possível queixa nos órgãos de defesa do consumidor.

Acompanhe pedidos

Após a contratação, é importante, também, que o consumidor exija a disponibilização de login e a senha para acessar o Espaço Reservado no site da empresa, no qual é possível acessar todos os documentos referentes aos serviços e fazer uma série de solicitações e pedidos de informações para sua operadora.

 

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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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