A Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, divulgou nesta semana que o setor de telecom investiu R$ 38,1 bilhões de reais em 2022. Isso significa um aporte 7,3% maior do que o de 2021. De acordo com Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, as empresas estão fazendo o investimento necessário para a expansão da conectividade, mesmo tendo que lidar com um cenário de queda de receita nos últimos anos.
Segundo Marcos, em 2022, a receita bruta em valores reais caiu de R$ 285,1 bilhões em 2021, para R$ 277,7 bilhões. O executivo ressalta que a série histórica mostra uma queda real da receita ao longo dos anos, fruto de um mercado competitivo onde o preço acaba sendo um diferencial para a conquista dos clientes.
“Isso mostra o compromisso das empresas com a conectividade do país, mas é preciso mudanças para que esses investimentos continuem aumentando, e uma das principais é a Reforma Tributária. O setor defende a necessidade de uma reforma ampla, que leve a uma redução da carga de impostos”, concluiu.
Os investimentos feitos pelas empresas de telecomunicação são importantes para a sociedade e para o país como um todo. Segundo a Conexis, o setor fechou o ano de 2022 empregando diretamente 522 mil trabalhadores. Outro dado que mostra essa relevância é o de acessos. O Brasil fechou o ano de 2022 com 336 milhões de acessos em todos os serviços, considerando telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. A banda larga, fixa e móvel, registrou crescimento de 7,3% em relação a 2021.
Não podemos deixar de citar que o setor de Telecom também vem conquistando resultados positivos quando o assunto é satisfação do cliente. O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações começou 2023 em queda acentuada. Ao comparar os meses de janeiro de 2023 e 2022, é possível observar uma queda de 28,4% no número de queixas de um ano para o outro. Esses dados são divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Não Me Perturbe
No final de maio, a plataforma Não Me Perturbe ganhou uma versão de aplicativo. O app, disponível para os sistemas Android e IOS, permite o cadastro de números fixos e móveis para não receberem chamadas indesejadas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
A plataforma Não Me Perturbe está em operação desde julho de 2019 e já tem mais de 11 milhões de números de telefones cadastrados. A iniciativa, criada pelas operadoras de telecom, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores.
“O mais importante nessa iniciativa das empresas é dar opção de escolha para os consumidores”, afirmou o diretor do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações – SART, órgão integrante da Conexis, José Bicalho.
Bicalho reforça que a plataforma só funciona para oferta de crédito consignado e para ofertas de serviços de telecomunicações das empresas que aderiram à Não Me Perturbe. A lista das empresas está disponível no site www.naomeperturbe.com.br e no aplicativo.Para fazer o cadastro, basta informar o número de telefone que o usuário deseja não receber mais chamadas indesejadas e o bloqueio ocorrerá em até 30 dias.
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