O e-commerce já é uma realidade no Brasil. De acordo com o relatório Webshoppers, o segmento faturou, em 2018, 12% a mais do que no ano anterior. No total, 58 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra on-line. Ainda assim, existem muitos desafios que precisam ser superados para que o País possa, de fato, oferecer uma experiência de qualidade para os clientes que desejam adquirir produtos e serviços pela internet.
Para Ilson Rezende, CEO do Grupo DB1, o e-commerce representa o futuro do consumo. Apesar disso, ele aponta os desafios do setor. “Poucas empresas realmente entregam uma experiência de qualidade para o cliente”, diz. “Isso acontece, muitas vezes, por causa de restrições de mercado – questões tributárias, por exemplo –, pelas dificuldades logísticas e pela falta de tecnologias”.
O Grupo DB1 assumiu o desafio de colaborar com esse último ponto: a tecnologia. Por isso, busca colaborar com as empresas que desejam disponibilizar seus produtos em diversos canais – incluindo os tão aclamados marketplaces. “Estamos focados em remover essa barreira”, afirma. Por isso, foram desenvolvidas soluções para diversas etapas da jornada do cliente do e-commerce e para os lojistas, que aprendem a lidar com o setor a cada dia.
Nesse sentido, foi desenvolvido o ANYMARKET, um hub de integração de marketplaces que facilita a integração de lojistas on-line com marketplaces e a gestão de canais. “O lojista pode colocar cinco unidades de seu produto para vender em 50 lojas diferentes, sem se preocupar em monitorar uma por uma, pois a ferramenta avisa quando é feita uma venda”, conta. “São complexidades como essa que a tecnologia ajuda a resolver”.
Jasper Perrú, gerente-comercial do EIVE, ERP especializado em e-commerce do Grupo DB1, afirma que os novos modelos de logística têm transformado a experiência do consumidor – como a possibilidade de retirar um produto em loja. “O varejo físico se oxigenou e nós procuramos dar opções para que o fabricante esteja presente em diversos canais”, diz.
Controle de despesas
Pensando na etapa de controle de despesas, a empresa desenvolveu também o software Koncilia, que tem como objetivo verificar se existem divergências nas comissões dos marketplaces, além de controlar os recebíveis de maneira mais automatizada, ágil e prática.
“No caso do e-commerce, a experiência começa na busca pelo produto”, diz. “A maioria do público participa de grupos de desconto, de trocas de pontos e, por isso, os vendedores querem oferecer todos os meios para pagamento, e nós cuidamos tanto da segurança do cliente quanto do recebimento do lojista”.
Um novo atendente
O Grupo DB1 desenvolveu também uma tecnologia que impacta a experiência de compra na loja física: o Tinbot. O robô, que estará presente no Whow! Festival de Inovação, é diferente dos robôs do mercado por alguns motivos. Um deles é o fato de ser um bot físico. “Em geral, nas lojas há apenas atendentes e totens – ou seja, uma tela”, lembra Rezende. “O Tinbot traz outro nível de experiência: ele está entre um humanoide e um mascote, porque facilita a interação das pessoas, reage, brinca, torna a relação entre homem e máquina mais humanizada”.
O Tinbot pode ser integrado com o sistema de gestão da empresa que o contrata, ou seja, por meio de APIs, ele passa a responder a questões ligadas à empresa-cliente. O Grupo DB1 ainda planeja treinar o robô para facilitar o dia a dia de pessoas que precisam de cuidadores, para que ele lembre os horários de remédios, por exemplo. Hoje, ele já atua como recepcionista: agradece, ajuda no imposto de renda, encanta os hóspedes de um hotel, entrega recibos e já usou até mesmo roupas de festa junina.
De olho na tecnologias
ANYMARKET – Plataforma de vendas em marketplaces. Conta com mais de mil clientes ativos.
KONCILIA – Software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado. Verifica se há divergência nas comissões e controla os recebíveis dos marketplaces aos e-commerces de maneira mais automatizada. Já foi implementado por mais de 50 clientes.
EIVE – ERP especializado em comércio eletrônico que permite operações com alto volume de vendas e possui um portfólio de 65 clientes e integração com mais de 20 marketplaces, plataformas de e-commerce, Correios e outras transportadoras.
TINBOT – Primeiro robô interativo com Inteligência Artificial para ajudar equipes e encantar pessoas. A plataforma do Tinbot integra Software (inteligência) e Hardware (mecânica), possibilitando interatividade e personalidade humanizada.