/
/
SXSW: curiosidade, inovação e criatividade estão com os dias contados

SXSW: curiosidade, inovação e criatividade estão com os dias contados

Veja o que Elliot Hedman, uma das maiores autoridades mundiais em inovação falou no SXSW: estamos ficando menos curiosos. Por quê?

Sua empresa está perdendo milhões e milhões dia após dia porque não está conseguindo inovar utilizando a indução da curiosidade. Essa é opinião de de Elliott Hedman, que tem origem a partir de muitos projetos feitos em empresas e instituições como o MIT e a IDEO. O objetivo desses estudos na carreira de Elliott era demonstrar que a ciência exploratória morreu. As organizações evitam ativamente o fracasso, mas para isso, contraditoriamente, reprimem o pensamento desconhecido e radical: a base da ciência exploratória. O que será preciso para fazer com que empresas, universidades e sociedade mudarem para um aprendizado mais descontraído e até mesmo brincalhão, para recuperarem a curiosidade? Muito. Segundo Elliott, podemos ter que esperar pela próxima geração ou duas para que isso aconteça.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A morte da curiosidade está realmente acontecendo? No contexto que liga inovação à curiosidade, tudo indica que sim. Por que inovação passa pela busca, pela procura, pela investigação. E o quanto estamos dispostos a sermos curiosos em nossa vida atribulada? Segundo Hedman, um ponto importante para continuarmos curiosos é… dormirmos bem. O especialista contou a história de uma amiga que tentou dezenas de táticas para dormir melhor durante uma noite completa. Nada funcionou até que sua amiga resolveu investigar o que a incomodava e descobriu que desenhar a acalmava. E assim fez. Curiosidade resolveu seu. Problema.

Mas o que funciona mesmo para matar nossa curiosidade pode ser resumido em 3 táticas, segundo Hedman:

  • Evite vulnerabilidade: segundo Hedman, as empresas perderam mais de US$ 75 bilhões por conta de péssimos serviços aos clientes. Uma vulnerabilidade óbvia e que certamente traz um problema. Não faz sentido levar uma semana para identificar a vulnerabilidade e a empresa levar 3 meses para começar a fazer alguma coisa. Não encarar o problema, a própria vulnerabilidade só reforça a negação.
  • Tenha a reposta e não a pergunta: há anos, JC Penney resolveu abolir os descontos e adotar preços competitivos. Uma estratégia baseada em tentar fazer valer um ponto de vista e não fazer alguma coisa realmente diferente. Ela tinha a resposta. Não por acaso, as ações da Jc Penney hoje valem um penny (um centavo)…
  • Seja o departamento antifogo – não tente fazer o que é necessário sem os recursos e a estrutura para isso. Mas tente se perguntar como fazer com o que está à mão.

Apetite pelo risco

As empresas precisam sair de seu isolamento, de sua zona de conforto, justamente porque os clientes delas querem conforto, querem estabilidade, ao mesmo tempo em querem o novo, o instigante. Mas como tiramos uma empresa do seu isolamento e de onde estão para que sejam mais curiosas, mais inquietas e provocadoras? Segundo Hedman, a liderança precisa se comprometer com o risco e ter apetite pelo risco. Isso não é simples, mas para romper esse silo, vale a pena mostrar que empresas perdem mais ficando onde estão. Tornam-se vulneráveis e prontas para serem impactadas por disrupções.

Uma empresa curiosa está viva e pronta para inovar. Empresas que acham que sabem tudo já reservaram seu local no cemitério.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]