Pesquisar
Close this search box.
/
/
SXSW 2023: 10 princípios sobre design na era da Inteligência Artificial

SXSW 2023: 10 princípios sobre design na era da Inteligência Artificial

Bethany Bongiorno e Imran Chaudri, cofundadores da hu.ma.ne e ex-funcionários da Apple, palestram no SXSW 2023 por um futuro sem telas na tecnologia

SXSW 2023 – O futuro da tecnologia será sem telas. Pelo menos é o que os cofundadores da startup hu.ma.ne e ex-funcionários da Apple, Bethany Bongiorno e Imran Chaudri, afirmaram no SXSW 2023.

Durante o painel “Designing Devices for the AI Era”, realizado neste sábado, 11, em Austin, no Texas, os executivos discutiram o que esperar do futuro da tecnologia na era da Inteligência Artificial, e defenderam o design mais humano, com menos barreiras e, acima de tudo, longe das telas.

Prestes a lançar o primeiro hardware e plataforma de serviços para a IA, a dupla acredita que o mundo testemunha hoje um período de extrema transformação, em que comportamentos serão totalmente redefinidos, como foi com o caso do lançamento do iPhone.

“Precisamos repensar o nosso relacionamento com a tecnologia, diminuir o contato com telas, mas não o uso de tecnologia” 

“Com o iPhone, nos tornamos humanos modernos e conectados. Mas obviamente não podemos desconsiderar os efeitos negativos desse avanço, que colocou barreiras entre o usuário e o seu ambiente”, comenta Imran. “Há quatro anos eu já entendia que a IA teria esse efeito drástico que o IPhone teve, mas precisamos repensar o nosso relacionamento com a tecnologia, e para isso, nosso foco tem sido diminuir o contato com telas, mas não o uso de tecnologia”, afirma.

Conheça o Mundo do CX

O design de aparelhos tecnológicos com IA

Para isso, defende a dupla, o design de aparelhos tecnológicos com IA precisam ser orientador a partir de 10 passos, discutidos durante o painel. Confira a seguir:

1. A IA precisa ser inovadora

A Inteligência Artificial tem que ser algo que procure melhorar a vida das pessoas, e não só ser algo que seja novo.

2. A IA precisa ser útil

A Inteligência Artificial precisa ser desenhada com intenção, para que possa resolver problemas reais, de uma forma significativa.

3. A IA precisa ser eficiente

A Inteligência Artificial precisa trabalhar de forma eficiente, sem desperdiçar recursos ou causar qualquer tipo desnecessário de fricção para a experiência.

4. A IA precisa ser confiável

A IA precisa ser desenhada com o mais alto respeito para com a privacidade e segurança, garantindo que os dados dos usuários sejam protegidos, para que a sua confiança seja conquistada.

5. A IA precisa ser ética

A Inteligência Artificial precisa ser desenhada com uma compreensão de todas as implicações do seu uso, e deve sempre priorizar o bem estar dos seus usuários.

6. A IA precisa ser centrada no humano

A IA precisa ser sentidas com as necessidades e perspectivas do seu usuário em mente, e sempre procurando melhorar a experiência.

7. A IA precisa ser transparente

A IA precisa ser transparente nos processos de tomada de decisões, permitindo que os usuários possam entender e confiar na tecnologia.

8. IA precisa ser acessível

IA precisa ser construída com acessibilidade em mente, garantindo que seus benefícios possam ser aproveitados independente da habilidade do usuário.

9. IA precisa ser atemporal

A Inteligência Artificial precisa ser desenhada para ser durável e confiável, é preciso que ela garanta que o beneficio do seu uso por um longo período.

10. IA precisa ser inclusiva

A Inteligência Artificial precisa ser pensada para todos, levando em consideração as necessidades diversas e perspectivas dos diferentes usuários


+ Notícias

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]