O South By Southwest (SXSW) não pode ser definido apenas como um evento. Já falamos que esta mistura de empresa, ONG, causa e comunidade dedica-se a ajudar as pessoas criativas do mundo a atingir seus objetivos. O evento nasceu em Austin, Texas, em 1987 e aqui permaneceu nesses 32 anos. Nem poderia ser diferente: Austin é um paradoxo: uma cidade liberar nas crenças econômicas e nos costumes. É tão acolhedora e envolvente que não é surpresa encontrar pessoas que vieram aqui ocasionalmente e aqui se estabeleceram há anos e décadas e não têm o menor interesse em deixar a cidade.
O SXSW é mais conhecido pela conferência e pelos festivais que celebram a convergência das indústrias interativa, cinematográfica e musical. O evento é obrigatório profissionais globais, ligados à economia criativa, à produção de conteúdo e ao desenvolvimento de negócios intrinsecamente inovadores. É um Festival completo, repleto de sessões, workshops, audições, avant-premieres, exibições, exposições e múltiplas oportunidades de networking e intercâmbio. O SXSW prova que as descobertas mais inesperadas acontecem quando diversos pessoas, assuntos e ideias se unem e se confrontam generosamente.
Novidades
Este ano, o SXSW traz 25 verticais de conteúdo espalhadas pela conferência, distribuídas em dezenas de locais na região do chamado “Distrito da Rua 6”, em Downtown Austin. É a região que está no entorno da famosa rua que acolhe centenas de bandas de rock (de dezenas de vertentes!) durante os 10 dias do Festival.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Não são poucos os exemplos de ideias e tecnologias que ganharam o mundo a partir do SXSW, do Twitter à IA, dos millennials à economia compartilhada, dos movimentos em prol das igualdades indistintas até o debate sobre novas formas de trabalho e transformação digital. Em 2019, é provável que pelo menos uma dezena de novas tendências significativas serão anunciadas e identificadas, no campo do comportamento dos clientes, em novas tecnologias, disrupções e modelos de negócio. Vamos acompanhar atentamente nos sites Consumidor Moderno, NOVAREJO e Whow!.
E é sempre. Bom destacar, o SXSW não inclui apenas a conferência de conteúdo, o Festival de Cinema e o de Rock. O evento traz também a SXSW Trade Show, Spotlights e Gaming Expo. Exposições como Flatstock, SXSW Marketplace e SXSW Wellness Expo são gratuitas e abertas ao público com um SXSW Guest Pass.
Grandes nomes
Entre os destaques da programação deste ano, destacam-se o premiado cineasta PJ Raval, a diretora de conteúdo do Spotify, Dawn Ostroff, o co-fundador da Gimlet, Matt Lieber, e o co-fundador da Anchor, Michael Mignano, o autor e escritor Safi Bahcall; a premiada jornalista Katie Couric; atriz Kaitlyn Dever; a atriz Beanie Feldstein; a premiada atriz e diretora Jodie Foster e o CEO e cofundador da MasterClass, David Rogier; a empreendedora e modelo Ashley Graham; o jornalista e autor Malcolm Gladwell; o escritor e diretor Noah Hawley; a atriz Billie Lourd, o presidente da NBC News, Noah Oppenheim, o curador de tendências Rohit Bargawa, o provocador Neil Patel o e centenas de outros mais.
“O SXSW continua a ser um destino único para inovação e a descoberta”, afirma Hugh Forrest, diretor de programação do Festival. Vamos tentar dar à nossa audiência o máximo que pudermos dessa jornada incrivelmente estimulante pelo mundo das ideias, inovações e reflexões que redimensionam o potencial humano.