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Superapp agregador de bancos unificará dados financeiros em um só local

Superapp agregador de bancos unificará dados financeiros em um só local

Na esteira das evoluções financeiras como o Pix e o Open Finance, BC propõe reunir vários bancos para transações e consultas

Hoje, um cliente do Banco do Brasil tem que ter o aplicativo do Banco do Brasil instalado em seu smartphone para poder usar todos os recursos que o banco oferece. O mesmo se dá com o Santander, Bradesco, Caixa, Itaú… Desenvolvidos para facilitar o dia a dia das pessoas, os apps de bancos funcionam como se fossem uma “extensão” do caixa eletrônico na palma de mão do cliente. Nesses ambientes, a pessoa consegue fazer tudo, ou quase tudo, de onde estiver, sem precisar se locomover até uma agência, pegar filas e correr o risco de sofrer um roubo ou sequestro.

A ferramenta substituirá os apps de banco em um canal exclusivo, unificando assim as informações bancárias das pessoas físicas e jurídicas, que poderão consultar todos os saldos e extratos de contas corrente, poupanças e investimento. Nesse ambiente, os clientes poderão realizar pagamentos, comparar taxas de juros e contratar empréstimos e financiamentos.

Código de Defesa do Consumidor Bancário

Conforme o CDC Bancário, as instituições financeiras estão sujeitas à regulação do Banco Central, que considera enganosa qualquer tipo de informação capaz de conduzir o cliente ao erro. E, com o superapp agregador, a intenção é tornar ainda mais fácil para o cliente se organizar com suas contas, mais um elemento que pode ajudar diminuir os altos índices de inadimplência no país.

A perspectiva, com o superapp agregador de bancos, é a abertura de um espaço para competição entre sistemas, o que, segundo Campos Neto, “beneficiará consumidores”.

“Daqui a um ano e meio, dois anos, os aplicativos de bancos como Itaú, Bradesco e Santander deixarão de existir. A pessoa terá um app que a gente chama de agregador. E aquele app vai, através do Open Finance, integrar todas as suas contas”, explicou o presidente do BC.

Campos Neto afirmou ainda que a ideia do superapp agregador não é pôr fim aos aplicativos de bancos, mas dar aos clientes mais uma opção para organizar sua vida financeira com este novo canal. As principais lacunas que devem afetar o consumidor são quanto à disponibilidade e segurança dos aplicativos. Hoje, se os serviços estão fora do ar no dia do vencimento de uma conta ou se há vazamento de dados, o consumidor pode reclamar com o banco. Com os superapps, quem seria responsável?

Outra pergunta que não quer calar envolve a responsabilidade sobre os dados. Hoje ela pertence a quem coleta a informação, mas como a nova ferramenta, será de quem: do superapp agregador ou da instituição financeira?



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