/
/
Startup cria programa de fidelidade voltado ao e-commerce

Startup cria programa de fidelidade voltado ao e-commerce

O grande objetivo da Zimp é revolucionar a prática tanto para lojas quanto para os clientes: cada ponto vale um real. Conheça o modelo

A startup Zimp foi criada com o objetivo de revolucionar o mercado de programas de fidelidade, em favor do consumidor e do lojista. A proposta da empresa é ser mais transparente do que os modelos já existentes. Para isso, cada ponto do programa equivale a exatamente um real, e os pontos nunca expiram.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

De acordo com Julia Canalini, CEO da Zimp, os programas atuais adotam duas práticas, que juntas, são nocivas para as duas partes: lojista e consumidor. O primeiro ponto que a empreendedora se refere é a ‘abstração do valor dos pontos’, segundo Julia, a pontuação é intencionalmente mascarada, assim o usuário não é capaz de calcular/converter o valor monetário real dos pontos. Além disso, os pontos expiram. Se o usuário não resgatar dentro do período eles são perdidos.

“Juntas, essas práticas permitem ao programa especular com os pontos de acordo com seu interesse, lucrando com a falta de transparência. Também permite direcionar o resgate dos pontos a parceiros ‘privilegiados’, que lucram às custas do restante da rede de parceiros”, explica Julia. “Por fim, com a expiração dos pontos, os programas lucram com a própria ineficiência: o cliente não consegue resgatar os pontos, que foram pagos pelo lojista, e a operadora embolsa todo o dinheiro: o dela e o que o lojista pagou para gratificar o cliente”, complementa.

Existe até um exemplo um projeto de lei, aprovado na Câmara dos Deputados, que proíbe a expiração de pontos. A sociedade não aceita mais esse tipo de prática, esse mesmo assunto é tema de ações civis públicas contra diversos programas de fidelidade.

Leia também:

Startup promete dobrar vendas das lojas do Mercado Livre

Por isso, segundo Julia, a proposta da startup é diferente. Como os pontos não tem prazo de validade e cada ponto equivale a um real, o consumidor consegue saber exatamente quanto acumula, de forma transparente, e isso torna a experiência do uso próxima a do dinheiro.

“Para o lojista, o risco é zero/beixo risco, uma vez que é baseado em performance: não existem custos indiretos como taxa de adesão, mensalidade, licença ou taxa de instalação”, diz Julia. A CEO ainda afirma que não tem o risco do investimento ser perdido com expiração e só paga os pontos quando efetua a venda. “Isto significa que a Zimp só ganha se o lojista ganhar”, finaliza.

A Zimp já permite acumular pontos nos principais varejistas online brasileiros. O consumidor precisa de cadastrar no site da startup e se conectar ao e-commerce por meio da plataforma. Assim, as compras feitas já passam a acumular pontos. O resgate também é feito pelo site. O próximo passo planejado pela startup é atender também lojas físicas.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]