Pesquisar
Close this search box.
/
/
SP-Arte: cultura e informação

SP-Arte: cultura e informação

Feira realizada na capital paulista reuniu o melhor da arte contemporânea do Brasil e do mundo

Em sua 11ª edição, a SP-Arte teve algo a comemorar: apesar de 2015 ser considerado um ano ruim, o mercado da arte não perdeu seu encantamento. E, apesar de baixo, a feira registrou crescimento. ?O evento cresceu muito bem ao longo dos últimos dez anos, em todas as dimensões, público, área, visitantes, negócios. O País todo cresceu nesses últimos dez anos e nós crescemos junto. E cresceu também a percepção e consciência da arte, podemos ver os museus registrando grandes recordes. A SP-Arte faz parte desse sistema?, comenta Fernanda Feitosa, diretora do evento.

Embora o objetivo principal da feira, que é considerada a maior da América Latina no segmento, seja a realização de negócios, ela tem outros papeis consideráveis. ?É uma plataforma para promoção de negócios no mercado de arte, setor importante da economia criativa. Mas é impossível dissociar o evento de importante formação cultural de um novo público. As pessoas que vêm aqui são as mesmas que vão fazer fila no museu, o interesse que as move é o mesmo, conhecer arte?, explica Fernanda.

Ela conta que a feira trabalha com a inserção de novos profissionais no mercado, as galerias mais novas ou as que trazem múltiplos, trabalhando com diferentes formas de trabalho dos artistas. Ao todo, mais de 2500 nomes puderam ser conhecidos, com a presença de 140 galerias nacionais e internacionais (ao todo, 17 países). ?Sempre há o esforço de trazer novas obras primas para o mercado?, completa.

Outra novidade desta edição foi, no terceiro andar do Pavilhão da Bienal, o Open Plan, espaço com obras de grandes dimensões, selecionadas pelo curador Jacopo Crivelli Visconti. Além disso, em parceria com a Faculdade de Belas Artes, performances foram realizadas por alunos selecionados por três curadores, Cauê Alves, Juliana Moraes e Marcos Gallon.

Vale destacar que, dentro dessa ideia de formação cultural, o evento teve ainda o Talks, programação de palestras organizadas em parceria com a ARTE!Brasileiros. ?Elas entram na formação de público através da discussão, reflexão, debates, reunindo os principais agentes desse grande setor que é o cultural, que são as pessoas que produzem, os artistas, as pessoas que discutem e analisam, curadores e críticos e as pessoas que compram, os colecionadores?, diz Fernanda.

Com o tema ?Arte como valor?, as palestras reuniram grandes nomes do mundo da arte. Polêmicas e apaixonantes, as apresentações foram além de histórias pessoais e de relação com a arte, gerando calorosos debates com a plateia.

No primeiro dia, Paulo Herkenhoff, diretor artístico do Museu de Arte do Rio (MAR), Thomas Galbraith, diretor de Estratégias globais da Paddle 8 e da Artnet e Sarah Thornton, escritora e socióloga norte-americana, apresentaram seus pontos de vista, sob mediação de Daniel Benevides, jornalista especial da revista Arte!Brasileiros. No período da tarde, Carolyn Christov-Bakargiev, historiadora de arte, escritora e curadora italiana, e o curador Ivo Mesquita fizeram suas considerações.

No segundo dia, o consultor de arte e jornalista norte-americano Simon Watson, apresentou e mediou a encantadora palestra de Donald e Mera Rubell, casal de colecionadores dos EUA (da The Rubell Family Collection ? RFC), logo após a apresentação de Marcio Fainziliber, presidente do Conselho do MAR, que também compareceu acompanhado de sua esposa, Mara Fainziliber. Os dois casais apontaram como a arte, entre outras coisas, é um dos fatores que os une.

Fernanda Feitosa, da SP-Arte, também tem esse ponto de vista. Seu interesse pela arte é compartilhado com o marido. ?Escolhemos arte como um elo entre o casal, nossa conexão. Alguns casais gostam de bicicleta, de mergulho, de cinema. Arte é o nosso contato, ?our thing??, conclui.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]