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Nova solução otimiza a gestão de desempenho dos fornecedores

Nova solução otimiza a gestão de desempenho dos fornecedores

Por meio de métricas oferecidas pela ferramenta, os gestores das empresas podem analisar o desempenho dos colaboradores externos. Entenda

Sustentar uma boa gestão da equipe interna e dos fornecedores externos nem sempre é uma tarefa fácil. Com tantas ferramentas de gerenciamento chegando ao mercado, porém, os processos ficam mais fáceis. A Icaro Tech, empresa especializada em soluções de gerência e analytics, acaba de lançar a solução Gestão de Desempenho Operacional, voltada a qualquer empresa que tenha uma carteira de fornecedores,

Segundo a empresa, a tecnologia auxilia os gestores de contratos a obterem o máximo desempenho de seus prestadores de serviços, tendo em vista ganhos de eficiência operacional, redução de custos e, consequentemente, a melhoria dos serviços prestados ao consumidor final.

A solução utiliza o motor de regras IBM ODM para comparar as métricas estabelecidas pelos contratos com fornecedores (e pré-cadastradas no sistema pelos gestores), com a efetiva entrega dos serviços por parte dos prestadores. Isso ocorre de forma automática, analisando “tickets” enviados pelos fornecedores, que registram dados sobre a execução dos serviços prestados e são importados por meio de integração ou carregados manualmente.

Para garantir o melhor acompanhamento dos gestores, a ferramenta fornece relatórios analíticos e gerenciais que podem ser complementados com a ferramenta Advanced Dashboards, também desenvolvida pela Icaro Tech, na qual os resultados das análises são disponibilizados de forma visual, através de gráficos. Com ela é possível ter painéis de controle customizados (dashboards) e compartilhá-los com os fornecedores.

Ao ter os dados sobre a execução dos serviços e as métricas definidas em contrato em mãos, o gestor pode acompanhar e comparar o desempenho entre os fornecedores e, de forma embasada, solicitar melhorias. Dessa forma, além de obter uma melhor entrega, a empresa tem argumentos para aplicar, com base nos SLAs de cada contrato, eventuais multas e bônus, que impactam financeiramente a empresa.

“Segmentos como telecomunicações, serviços financeiros, varejo e energia, contam com um grande número de fornecedores e detectamos que há uma dificuldade clara em acompanhar o desempenho destes contratos. Nossa solução foi criada para ajudar os gestores de contrato e operações neste desafio, melhorando tanto a qualidade dos serviços que recebe, quanto dos que oferece a seus clientes”, explica Vinicius Régis, gerente de Operações e Ativos da Icaro Tech.

Régis aponta que a relação custo-benefício da solução é um atrativo para as empresas, mesmo as de pequeno porte. “Em geral, o custo para promover uma gestão efetiva dos fornecedores tende a ser alto, e com isso as empresas acabam abrindo mão de receber recursos relacionados a multas e penalidades de fornecedores que estão definidas nos SLAs. A solução entrega ferramentas para que esse controle seja realizado, prevenindo perdas financeiras desnecessárias para o cliente. É uma solução com rápido retorno sobre o investimento”, detalha.

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