Pesquisar
Close this search box.
/
/
Sodexo relata aumento na busca por apoio psicológico de colaboradores

Sodexo relata aumento na busca por apoio psicológico de colaboradores

A empresa destaca que houve aumento de 597% na busca pelo Apoio Pass, serviços voltado para empresas que se preocupam com o colaborador

A pauta da saúde mental nunca foi tão desenvolvida e comentada quanto no ano da pandemia. Com o avanço do vírus no Brasil e um tempo elevado de isolamento social durante a quarentena, cada vez mais pessoas apresentaram sinais de ansiedade, estresse e depressão, o que fez com que os empregadores abrissem mais os olhos à necessidade de um apoio psicológico aos colaboradores.

Uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos, feita entre junho e julho de 2020 com mais de 7 mil pessoas, evidencia um quadro importante dentro dos vínculos empregatícios: 14,80% dos entrevistados afirmaram que desejam que seus empregadores ofereçam a eles um benefício de apoio à saúde mental — para ser investido em terapias e acompanhamos psicológicos, por exemplo.

A empresa já oferecia um apoio financeiro destinado à saúde mental dos trabalhadores, chamado de Apoio Pass, que oferece serviço de apoio psicológico, orientação financeira, social e jurídica.

“Ao promover um benefício como o de apoio psicológico aos colaboradores, as empresas estão investindo no ativo mais precioso do negócio que é o funcionário, se preocupando com questões para além do horário comercial. O resultado? Melhoria na qualidade de vida, maior engajamento e comprometimento dos colaboradores em suas atividades profissionais”, comenta Fabiana Galetol, head de recursos humanos da Sodexo Benefícios e Incentivos.

O impacto do estresse

De acordo com a Sodexo, nos últimos 12 meses houve uma procura bastante elevada dos colaboradores da companhia para com o Apoio Pass. Ao todo, o crescimento foi de 51%. Ao separar por categoria, a companhia destaca que o apoio mais procurado foi o psicológico (39%), seguido pelo Apoio Jurídico (35%), Apoio Social (23%) e Apoio Financeiro (3%).

“Esses resultados mostram como é indispensável às empresas oferecerem serviços como estes, principalmente neste momento de pandemia. Apoio à saúde mental dos funcionários precisa ser uma das principais preocupações das companhias. O colaborador é o ativo principal do negócio”, comenta Fabiana.

Especificamente para o Apoio Psicológico, a principal causa para o recurso foi o estresse (57%), seguido dos filhos (19%), familiar (6%), trauma (3%) e conjugal (1%), situações que se agravaram com a quarentena.

Para Fabiana, um dos principais motivos para o aumento na busca do Apoio Pass está atrelado a uma mudança permanente, uma vez que as empresas já reconheceram que a saúde mental dos trabalhadores é bastante importante. “Entre abril e agosto de 2020, a procura pelo serviço Apoio Pass, oferecido pela Sodexo em parceria com a Optum, atingiu uma alta de 597%. Isso significa que o mesmo serviço de Apoio Pass que é oferecido aos colabores da Sodexo também é ofertado ao mercado que demostrou estar muito atento a essa nova necessidade das novas relações de trabalho”, explica.

Apoio psicológico: um investimento a longo prazo

Em um período no qual os funcionários se viram bastante pré-dispostos a uma rotina modificada, o aumento nos casos de estresse agudo ou mesmo da Síndrome de Bournout foi considerável. Assim, o investimento no Apoio Pass foi, para inúmeras empresas, uma garantia de que os colaboradores estariam aptos.

“Com a chegada da pandemia, as empresas sentiram a necessidade de se tornarem inerentemente humanizadas. É preciso construir engajamento com funcionários, principalmente nesse modelo remoto, fomentar confiança em tempos muito incertos e cultivar uma força de trabalho muito mais resiliente e diversa – ou seja, uma força de trabalho sustentável”, argumenta Fabiana.


+ Notícias

Os principais impactos da pandemia na saúde mental e como lidar com eles

Saúde mental no trabalho: como promover dentro da equipe

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]