Pesquisar
Close this search box.
/
/
Plataforma é rede de apoio para mulheres que querem ser mães

Plataforma é rede de apoio para mulheres que querem ser mães

Fiva foi criada para compartilhar experiências entre tentantes, as mulheres que passam pelo processo de reprodução assistida

Um dos processos mais delicados na vida de uma mulher é ser mãe. Desde a decisão, ou o supetão, há inúmeras expectativas que cercam a gravidez e a maternidade. Mas para algumas mulheres as dúvidas e indefinições começam antes da concepção. Em um mundo com muitos avanços tecnológicos e comportamentais, os recursos para a realização do sonho de ser mãe se aprimoraram e se expandiram muito. Contudo, continuam a não ser simples ou fáceis.

A ginecologista Leila Lamas, especializada em reprodução assistida, o tratamento de fertilização in vitro (FIV) tem aproximadamente 45% de sucesso. “No entanto, esse percentual pode variar devido a diversos fatores, desde a qualidade do sêmen do pai aos níveis hormonais da mulher. Temos que avaliar todos os fatores que interferem nesse processo que podem jogar essa porcentagem para mais ou para menos”, explica.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Essas variações trazem ansiedade para as futuras mães, chamadas de tentantes, que muitas vezes ficam restritas à pesquisas na internet e às informações técnicas médicas – e seus jargões.

“A mulher precisa entender que a jornada dela é a jornada dela, não é igual a de nenhuma. É realmente função do médico fazer com que a paciente enxergue dentro do processo dos tratamentos de fertilização qual é o percentual médio de sucesso’, recomenda a Dra Leila Lamas.

Leia Mais: Maioria minorizada: o impacto das mulheres nos negócios

Apoio é fundamental para enfrentar processo

Há pouco mais de um ano, Marianna Peretti, de 38 anos, decidiu se tornar mãe, e depois de algumas tentativas, decidiu recorrer ao método de fertilização in vitro (FIV). Durante o processo, repleta de dúvidas, emoções e altos e baixos, buscou informações sobre clínicas, custos, etapas, o que fazer, o que não fazer, o que evitar e como proceder. “Era um turbilhão de incertezas e emoções”, conta Marianna.

“No meio do processo me deparei com um grupo de WhatsApp de tentantes de FIV e percebi que não estava sozinha, que muitas mulheres passavam pelo mesmo processo que eu e com vontade de compartilhar suas histórias e experiências. No grupo encontrei apoio, acolhimento e informação que me ajudam a navegar por este momento”, explica Marianna Peretti.

Em meio às tentativas de engravidar de Marianna ela criou a Fiva, plataforma que reúne conteúdo e depoimentos sobre as opções de tratamento, clínicas e desafios vividos pelas mulheres tentantes. A rede de apoio começou a funcionar pelo WhatsApp e agora pelo site, lançado recentemente.

Leia Mais: Quais as preferências e perfis das mães brasileiras que estão no Twitter?

“É um caminho que fortalece, traz muita fé e esperança. Eu tive um aborto espontâneo no início do ano, e o grupo me trouxe muito apoio emocional, de mulheres que já tinham passado por esse processo, me ajudou a processar o luto e me preparar para uma nova tentativa”, revela Marianna Peretti.

Além desse suporte, a Fiva tem coletado informações de clínicas, protocolos e técnicas, a partir das experiências das tentantes. A dúvida sobre como funcionam os diferentes procedimentos de reprodução assistida são muito comuns, ressalta a Dra Leila Lamas. “São dúvidas muito recorrentes sobre como funciona cada etapa da fertilização, o significado dos exames, mas também muito individuais, porque cada mulher tem um ciclo, características reprodutivas e expectativas com a gravidez”.

Apoio psicológico

Na Fiva, as pessoas podem contar suas histórias, inclusive de forma anônima, avaliar suas experiências com as clínicas, que podem ser pesquisadas por cidades ou fatores de complicação – e acompanhar o processo de outras tentantes, que em muitos casos se tornam amigas.

Conheça o Mundo do CX

Leila Lamas recomenda e encoraja aos casais se cercarem de apoio antes e durante o tratamento. “Na clínica temos uma psicóloga que faz esse acompanhamento com nossos casais é porque é um processo desgastante, é caro financeiramente, é custoso psicologicamente, então se você não tiver um apoio, uma rede de apoio, um suporte terapêutico profissional essa caminhada que é o tratamento fica muito mais difícil”, enfatiza a ginecologista.

O projeto da Fiva é também incluir uma rede de suporte psicológico especializado para acompanhar essas mulheres, que se unem na esperança de se tornarem mães. Enquanto isso, basta fazer um cadastro e ter acesso aos conteúdos compartilhados na plataforma, que é gratuita.


+ Notícias

Geração Z começa a mudar relações de trabalho

Afroconsumo: inclusão aumenta, mas ainda falta representatividade

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]