Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que temos a ver com a Sociedade 5.0 do Japão, a 社会 5.0?

O que temos a ver com a Sociedade 5.0 do Japão, a 社会 5.0?

Onde o Brasil está de maturidade em ESG e como a cultura japonesa, que já está na sociedade 5.0, pode nos inspirar

Mês passado ministrei o curso “Comportamento do Consumidor Digital” no MBA da Escola Superior de Empreendedorismo do Sebrae e dediquei uma aula para discutir sobre as grandes revoluções industriais que a sociedade viveu, até chegar aonde estamos hoje. Acabamos deixando nossa imaginação viajar sobre o que – e como – seria habitar o mundo da sociedade 5.0.

É impressionante ver como o círculo está todo conectado – comunidade, cidadãos, governo, instituições médicas, educacionais, investidores, fundações, organizações, startups, e empresas de todos os tamanhos interagindo através de nuvens, 5G, IA, IoT, BigData, smartphones, Blockchain, impressoras 3D, sensores, drones e robôs. Toda esta integração está no agro, na educação, na tecnologia, nos esportes, no varejo, na moda, na comunicação, na saúde, nos alimentos… literalmente em tudo.

Leia mais:
O CX de uma loja sustentável

É interessante perceber o fascínio nos olhos dos alunos, dos consumidores, do indivíduo, como se fosse uma criança vendo pela primeira vez o Magic Kingdom, algo que mistura realidade com desejo: o futuro.

Se mais do que falando, já estão, de certa forma, vivendo esta revolução no Japão, fica a pergunta: em que sociedade vivemos aqui no Brasil? Quando chegaremos à sociedade 5.0? O quanto o Brasil está preparado para a indústria 4.0? E a sociedade? Antes mesmo de enumerar os graus de evolução ou de conectividade em que estamos, existem sinais que respondem a pelo menos a algumas destas questões.

Experiência que transforma percepções

Quando estive no Japão pela primeira vez em 2014 fiquei surpresa incialmente pela limpeza das ruas. Desde sempre fui educada a descartar lixo em locais apropriados – cada vez parece mais fácil – ainda mais com lixeiras coloridas e identificadas pelo tipo de resíduo que recebem. Isso deve incentivar pessoas que não têm este hábito nem dentro e nem fora de casa a incorporá-lo às suas rotinas.

Para minha surpresa, não lembro exatamente a situação, mas acabei com um pedaço de papel ou plástico nas mãos e percebi a falta de lixeiras pelas ruas para descartarmos nosso lixo.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Tive dificuldade de encontrar pessoas que falassem inglês durante toda a viagem, mas surpreendentemente acabei encontrando muitas pessoas que falavam português. E assim descobri que não existem lixeiras pelas ruas do Japão. A resposta que recebi foi a seguinte: coloque seu lixo em sua bolsa e descarte em sua casa!

Este comportamento diz muito sobre o povo japonês e sua cultura. Acredito que a maioria de vocês lembra da atitude dos turistas japoneses nos estádios, tanto durante as Olimpíadas do Rio em 2016, como no ano passado na Copa do Mundo do Catar. Assim que terminaram os jogos, eles recolheram TODA a sujeira deixada nos estádios – por eles e pelos outros torcedores. Lição de educação, simpatia e cultura.

A limpeza, o bem-estar e a sustentabilidade já estão no DNA dos japoneses, não interessa onde estejam, são valores que carregam e praticam. Este exemplo foi um pequeno recorte do que vi na terra do sol nascente. Crianças bem pequenas vão de trem para a escola sozinhas, fazendo baldeações sem serem importunadas, simplesmente vão à escola. É um exercício de desenvolvimento de autonomia e de segurança. Talvez seja um exemplo da vida como deveria ser.

Leia mais:
Extrato de Carbono: C6 lança balanço de pegada ambiental para clientes

A tecnologia também é reflexo da sociedade

Parece mais fácil de todo este ecossistema de sustentabilidade, cidades inteligentes e conectadas estar presente em comunidades, onde o respeito pelo meio ambiente, idosos, e qualidade de vida tem importância.

A Sociedade 5.0 tem como foco colocar o ser humano e o bem-estar das pessoas no centro, e direcionar as tecnologias para entregar melhorias na qualidade de vida.

É a sequência natural depois da Sociedade da Informação 4.0. O desafio é sair do mecânico, da tecnologia dura de IOT, IA, nuvem, deixar de priorizar a melhora de processos nas empresas para diminuir o impacto da digitalização no mundo moderno, e focar no ser humano.

Daí volto para o Brasil e me pergunto o quanto da semente do ESG já existe nas pessoas.

Quanto será que estão disseminadas dentro de casa práticas que economizam energia, a substituição de fontes de energia por energia limpa, a utilização de aparelhos eletrônicos de forma mais inteligente, a preocupação com a compra de eletrodomésticos que entregam eficiência energética, a busca por tecidos mais naturais, a atenção em saber a origem do que comem, de onde os alimentos vem, como os animais são tratados, alimentados… e por aí afora. É mais do que um movimento.

Antes de comparar, temos que ter em mente os tamanhos, as histórias e a cultura do Brasil e do Japão, além da enorme disparidade entre as classes sociais que convivem por aqui e lá. Agora sim, podemos mergulhar nesta grande seara que é o Brasil. Para isso, é preciso começar com uma autoavaliação, da própria casa, para entender todo o impacto da sustentabilidade, do ESG em você, na sua comunidade e no Brasil.

Conheça o Mundo do CX

Então eu pergunto: qual a sua atuação para a disseminação e a propagação de melhores práticas de sustentabilidade que podem contribuir para alçar o Brasil entre países engajados na causa? E falo de atuação pensando em atitudes já introjetadas e que nem pensamos sobre: você separa os lixos em sua casa? Consome produtos orgânicos? Se preocupa com o consumo e evita o desperdício de energia em sua casa? Compra eletrodomésticos com eficiência energética? Sabe o quanto esta eficiência pode economizar em sua conta e o quanto ajuda a salvar o planeta?

As mudanças começam pequenas, dentro de você mesmo, na sua casa, na sua rua, na sua cidade. Assim que se constroem as grandes mudanças. Temos responsabilidade por estas mudanças, em sermos os agentes desta transformação. Será que já estamos preparados?



+ NOTÍCIAS
4 tendências impactantes sobre tecnologias e negócios, segundo a Accenture
Nova era plant based: 3 tendências sustentáveis que estão permeando os produtos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]