As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos em fevereiro, de 96,3%. Isso significa que a cada 1.000 pagamentos realizados, 963 foram quitados, segundo indicador divulgado hoje (24) pela Serasa Experian.
Considerando as micro e pequenas empresas industriais, o percentual foi de 94,6% e a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas de serviços atingiu 95% no segundo mês do ano.
Em geral, a cada 1.000 pagamentos realizados pelas micro e pequenas empresas, 957 foram quitados à vista ou com atraso de no máximo sete dias.
Entre janeiro e fevereiro, a pontualidade de pagamentos das MPEs passou de 94,7% para 95,7%. Em fevereiro do ano passado, o percentual era de 95,5%.
Segundo a Serasa, o aumento reflete um movimento sazonal pois, devido às vendas mais fracas e ao pagamento do 13º salário em dezembro, a pontualidade de pagamento normalmente cai em janeiro.
A elevação na comparação com fevereiro do ano passado, porém, pode refletir uma melhoria no planejamento de compromissos financeiros face ao atual cenário econômico adverso.