/
/
Só os sonhos podem mudar sua vida financeira em 2016

Só os sonhos podem mudar sua vida financeira em 2016

Qual é a sua maior vontade: viajar ou quitar as dívidas? Cuidado com a resposta, ela pode te levar pelo caminho mais ?doloroso? 
 
Quer realmente mudar a forma com que trata o dinheiro em 2016? Então, a principal recomendação que posso te dar é parar de ter como prioridade palavras como economizar, pagar as dívidas, parcelar e por aí vai. Estabeleça como prioridade em relação ao dinheiro a realização dos sonhos.

Pode estranhar em um primeiro momento, contudo, vejo as pessoas falando de dinheiro como um fim e elas se esquecem do primordial: dinheiro é um meio para a realização de sonhos e propósitos de vidas. Assim, só sabendo priorizar é o que realmente poderá fazer uma mudança em relação a forma com que trata o dinheiro e de como consome. 

Muitos dirão: como pensar em propósito, pois passamos por um momento de crise e temos primeiro que pensar em sobreviver. As pessoas vão falar que não é possível fazer isso em um momento de crise. Neste ponto gostaria de reforçar que é necessário retirar ?muletas? desnecessárias de nossas vidas, que nos impede de realmente prosperar. 

Sempre reforço que dinheiro não deve ter apenas a finalidade de sobrevivência, mas sim do primordial, realizar sonhos materiais. Assim, antes de mais nada, para 2016 e para enfrentar a crise, pare e pense: quais são os seus propósitos ou sonhos a serem realizados com o dinheiro que irá poupar?

Ao definir estes objetivos, o próximo passo é planejar a realização desse sonho e, para tanto, chega a hora de cortes. Lembre-se que a crise deverá ser um fiel da balança neste momento, pois, com ela, os cuidados deverão ser ainda redobrados e a busca por readaptação do consumo muito maior. 

Ocorre que passamos, até dois anos atrás, por momentos de euforias, onde boa parte das pessoas acreditavam que poderiam consumir o que quisessem, ledo engano.

Isso foi culpa de vários fatores, como o de muita publicidade que propagava uma nova classe média, que poderia realizar todos os sonhos. Contudo, o maior dos erros foi a falta de preocupação com a educação financeira dessa parcela da população.

Hoje, com a recessão, muitos pagam o preço dessa despreocupação, por parte das pessoas e dos governantes. Contudo, não há motivo para desespero, muito pelo contrário, acredito que a crise possa ter vindo para passar uma lição positiva para as pessoas. Mostrar que elas podem tomar o controle de suas vidas financeiras, reajustar os gastos, pagar as dívidas (caso as tenha) e, principalmente, se planejar para realizar seus sonhos e propósitos, respeitando o tempo que é necessário para isso e não mais agindo por impulso.

***
Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da Abefin e do Grupo DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira e do Mesada não é só dinheiro.
 
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]