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Skol testa carrinho que ajuda pessoas cegas em supermercados

Skol testa carrinho que ajuda pessoas cegas em supermercados

Marca quer dar mais autonomia a quem não enxerga na hora de fazer suas compras cotidianas. Solução foi testada em supermercado catarinense

A Skol quer facilitar as viagens ao supermercado de quem não enxerga. Em parceria com a Acic (Associação Catarinense de Integração ao Cego), a marca de cervejas criou um carrinho inteligente capaz de guiar pessoas cegas durante as compras em supermercados.

A solução foi testada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, e está em desenvolvimento há um ano e meio. Por meio de uma barra sensível ao toque, o deficiente visual posiciona as mãos autorizando o carrinho a andar e, com um fone de ouvido com  microfone, segue as instruções da inteligência artificial.

O supermercado que abriga os testes recebeu vários QR Codes no teto que se conectam com o carrinho por meio de Wi-Fi quando ele dá a partida. O carrinho tem uma plataforma própria que pode se adaptar às necessidades dos usuários à medida que os testes forem acontecendo. O equipamento também conta com sensores que ajudam o usuário a interpretar obstáculos dinâmicos, como gôndolas extras, lixeiras ou pessoas.

Quando o usuário chega na gôndola solicitada, há uma escrita em braile que facilita a confirmação do deficiente visual. Ao fim das compras, o carrinho se dirige automaticamente para o caixa preferencial de acessibilidade.

De acordo com dados IBGE (Instituto Brasileiro e de Geografia e Estatística), existem mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual no Brasil. Para Skol, uma coisa só é legal se for igual para todo mundo. E fazer compras não seria diferente.

“Como tudo que envolve Skol, a marca está abrindo a roda da inclusão e apoiando uma iniciativa inovadora e democrática que é a sua cara e tentando tornar mais simples a vida das pessoas com deficiência visual”, diz Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing da empresa.

Crédito: Divulgação

A Skol mapeou as principais dificuldades de pessoas cegas e colheu relatos dos que reclamaram, principalmente, da falta de treinamento dos funcionários de supermercados. O projeto foi realizado em parceria com a Paim Comunicação e D2G Tecnologia.

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