Com objetivo de apoiar a fértil cena de produção de eventos e ações culturais que ocorrem em periferias de São Paulo, a Skol criou o Roda do Corre. A marca realizou um mapeamento de agentes culturais que já possuem forte atuação em suas comunidades e apostou na valorização de iniciativas que promovem cultura e lazer. O projeto vai de encontro aos anseios do pós-consumidor, uma persona que está cada vez mais atenta às causas que as marcas têm defendido.
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Para realizar o projeto, a marca contou com apoio dos coletivos Visionátixs da Quebrada e Favela Business na busca por outras iniciativas que unem criatividade e diversidade. Após esse primeiro passo, a cerveja estruturou o projeto junto o Projeto PIM (Periferia Inventando Moda) de Paraisópolis, a Produtora Bem Bolado de Heliópolis e a Gleba do Pêssego do Grajáu. Formou-se, então, o Bonde do Corre, que realiza encontros para estimular a produção cultural local desde o mês de janeiro.
“A Roda do Corre é um projeto de comunidade. Em todos sentidos. Uma relação legítima entre pessoas, seu território e uma marca querida por eles. Nossa intenção é estar junto com estes criadores e dar ferramentas para fomentar o cenário cultural nesses lugares”, destaca Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing de SKOL.
Na moda
Uma das ações que nasceu após a troca de experiências nos encontros foi a collab de moda Profissionais da Diversão, que tem o objetivo de homenagear aqueles que estão por trás do “rolê”, ou seja, seguranças, faxineiras e profissionais de bar. As peças produzidas serão comercializadas pelo projeto PIM, de modo que toda a verba será revertida para o próprio coletivo.
A Roda do Corre é um projeto piloto e SKOL pretende levar o formato para outras cidades no Brasil. Em São Paulo, os jovens usaram uma conta no Instagram @RodadoCorre, para mostrar todo o processo criativo.