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Precisa de um site novo? Fale com a Embratel

Precisa de um site novo? Fale com a Embratel

Em renovação, companhia lança serviço que oferece criação e manutenção de sites para pequenas empresas e profissionais autônomos

Criada em 1965 para ser a companhia nacional responsável pelas chamadas de longa distância do país,  a Embratel cada vez menos é a prestadora de telefonia de sua origem e cada vez mais uma empresa de serviços diversificados de tecnologia. Data centers, desenvolvimento de softwares e gestão de processos, com foco no público corporativo, são algumas das soluções que a ex-estatal, hoje parte do grupo América Móvil, passou a oferecer nos últimos cinco anos.

É dessa leva que veio o seu mais novo produto: o Site Pronto Embratel. Trata-se de um serviço de criação, hospedagem e manutenção de sites voltado para empreendedores e empresas que precisam de uma página na internet para o seu negócio, mas não sabem por onde começar.

“É uma solução pensada para pequenas e médias empresas, que geralmente não têm um profissional para cuidar disso e que precisam se profissionalizar. Nós somos a empresa que vai administrar isso para eles”, explicou à Consumidor Moderno o diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel, Mário Rachid.

O serviço é oferecido em pacotes a partir de R$ 49,90 ao mês, além de uma taxa única de R$ 209 para a criação do portal. A contratação inclui a hospedagem da página e o suporte técnico da Embratel, que fica à disposição do cliente.

TI via Embratel
A ideia é mesmo se tornar uma empresa de outsourcing de serviços de TI, isto é, especializar-se em prestar estes tipos de serviços para outras empresas e negócios.  No caso do “Site Pronto”, o cliente precisa apenas dizer o que pensa para sua página virtual e todo o desenvolvimento é feito pela equipe de programadores e designers da Embratel, para ser aprovado e botado no ar depois.

Os contatos podem ser feitos online – “o canal mais natural”, segundo Rachid -, mas também por telefone. Entre as funcionalidades disponíveis, estão ferramentas de pagamentos online, agendamentos, email e link com plataformas como Google Maps e Youtube, entre outras. As páginas também já são elaboradas com base nos mecanismos de SEO, que ajudam a aumentar a relevância nas buscas feitas na internet.

Da crise para a internet
Web afora, já existem hoje várias plataformas que permitem qualquer pessoa criar um site pessoal ou profissional, muitas delas gratuitas, como WordPress e Wix. A própria Embratel já oferece há dois anos um serviço do gênero, o Presença Web, que segue disponível, por R$ 19,90 mensais.

“Há muitas pessoas que gostam de montar seu site e que só buscam uma plataforma que garanta que ele funcione bem”, diz Rachid. “Mas começou a surgir também um público que tem pouca familiaridade com essas ferramentas, e que busca alguém que o ajude a ter um site que funcione e que seja bonito.”

Segundo o executivo, a crise teve um papel preponderante nisso, com um aumento expressivo no número de pessoas inexperientes vindo de outras áreas para tentar abrir o próprio negócio. “Somos o contrário da crise”, diz.

Lojas, páginas de e-commerce, restaurantes, portfólios, farmácias e clínicas são alguns exemplos dos que buscam o serviço. Hoje são mais de 10 mil páginas ativas pelo programa antigo de sites da Embratel. O Site Pronto foi lançado neste mês, e já está no ar para consulta e contratação na página da empresa, desde 1º de fevereiro.

Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel
Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel

 

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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