Em outubro do ano passado, Brasília e outras nove cidades vizinhas do Distrito Federal se tornaram oficialmente as primeiras do País a terem o sinal analógico de televisão desligado. Em março, foi a vez de toda a região metropolitana de São Paulo e, até o final de 2018, pelo cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas os municípios do Brasil assistirão a seus televisores exclusivamente pelo sinal digital.
Isso mostra que o setor em que atua a Sky caminha a passos largos rumo à digitalização – e na área de atendimento da empresa não poderia ser diferente. Nesse sentido, o vice-presidente de clientes da empresa, Raphael Duailibi, explica que, de um lado, há as tendências e hábitos de consumo dos nossos clientes e, de outro, o amadurecimento de tecnologias que permitem oferecer um serviço fluido e agradável mesmo nos canais onde não há a atendimento humano.
Aproveitando esse contexto, a Sky não está presente só no telefone: os assinantes podem chegar à empresa via e-mail, site, chat, redes sociais e pelo novo aplicativo móvel. Por do app, é possível consultar cadastro, checar a programação, contratar canais e verificar o sinal da TV. “Hoje a SKY consegue interagir em tempo real com o seu cliente e criar vínculos com ele a partir desse tipo de interação”, diz Duailibi.