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Metade do setor industrial ainda vai investir em digitalização em 2018

Metade do setor industrial ainda vai investir em digitalização em 2018

Pesquisa mostrou crescimento no número de empresas que já utilizam ferramentas digitais. Aposta é no processo de produção e desenvolvimento de produtos

Há muito se discute a digitalização da indústria, que estaria no caminho para se tornar 4.0. Nos últimos dois anos, o setor vem investindo em novas tecnologias. Um levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), mostrou que a proporção de empresas que estão apostando na digitalização vem crescendo. Em 2018, 48% dos empresários do setor industrial pretendem investir na digitalização de processos.

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O número de grandes indústrias que utilizam pelo menos uma das 13 tecnologias consideradas na pesquisa cresceu 10%. No início de 2016, 63% das empresas analisadas investiam neste tipo de inovação. A proporção subiu para 73% na última pesquisa da CNI. “Esse cenário demonstra que as empresas ainda estão no estágio inicial da migração para a digitalização”, afirma Renato da Fonseca, gerente-executivo de pesquisa e competitividade da CNI.

Aposta na eficiência

A indústria apostou na modernização para ser mais eficiente na produção, além de melhorar a gestão dos negócios. Entre as que já usam tecnologias digitais, 90% possuem ferramentas usadas no processo de produção. Pouco mais da metade – 58% – aplicam a tecnologia no desenvolvimento de produtos. Um terço ainda investe em novos modelos de negócio.

O recurso digital mais popular são os sensores que controlam os processos de produção. A tecnologia é usada por 46% das empresas. A automação foi o tipo de inovação que mais se popularizou desde 2016. Dois anos atrás, 15% das indústrias usavam este tipo de ferramenta, que hoje é explorada por 30% das empresas ouvidas. “É um caminho natural – as empresas experimentam, observam os resultados e tendem a sofisticar os investimentos aos poucos”, explica Fonseca.

Motivação

O que levou a indústria a investir na digitalização do negócio foi, principalmente, a expectativa de retomada da demanda. Entre as empresas que pretendem investir em tecnologias digitais, 69% indicaram que suas decisões de investimento foram estimuladas pela demanda de 2018. Já para 18%, a demanda foi a razão para não investir.

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