Fusões e aquisições de marcas do franchising brasileiro por grupos estrangeiros devem continuar crescendo, segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising, Ricardo Camargo. ?É um movimento que vai se tornar constante. É uma tendência que haja um aumento no volume destas negociações?, afirmou, durante abertura da ABF Franchising Expo, que ocorre nesta semana em São Paulo.
A última movimentação no setor foi a aquisição do Grupo Multi pelo grupo britânico Pearson. E não deve parar por aí. Grandes grupos e fundos buscam no Brasil uma forma de rentabilizar os investimentos, por conta do aumento dos juros por aqui. ?É uma compensação dos investimentos feitos em países que não estão remunerando bem. Então eles buscam o País para diversificar sua carteira?, diz. O varejo, de maneira geral, tem sido alvo desses investidores.
No caso do franchising, o crescimento de dois dígitos que o setor vem apresentando na última década e o aumento da profissionalização do segmento chama a atenção. E o caminho, diz Camargo, é o Brasil seguir os passos de gigantes do setor, como os Estados Unidos. ?Lá, estes investidores compram participação de grupos de franqueados e não apenas dos franqueadores?, exemplifica. O segmento de educação, alimentação e beleza anda no radar destes grandes grupos.
A competitividade no varejo brasileiro será o grande tema da edição 2014 do BR Week, o maior evento de varejo do Brasil, que acontece de 28 a 30 de julho em São Paulo. Garanta já sua presença! Acesse www.brweek.com.br, confira a programação completa, faça sua inscrição e conheça em primeira mão como será o varejo no futuro.