/
/
Setor automotivo planeja retomada no 2° semestre

Setor automotivo planeja retomada no 2° semestre

Mesmo com resultado ruim até junho, Anfavea acredita que o setor superou boa parte dos desafios

Associação Nacional de Fabricantes de Veículos (Anfavea) divulgou hoje (7) que o segundo semestre de 2014 será lembrado pela ?retomada do crescimento?. No primeiro semestre, foram produzidos 1,57 milhão de unidades contra 1,88 milhões no mesmo período de 2013 (-16,8%).

Mesmo com os números negativos, o presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, não está pessimista. Para ele, boa parte dos desafios do primeiro semestre foi superada. “As turbulências que pairaram sobre o setor neste primeiro semestre estão sendo superadas e o viés agora é de crescimento. O acordo com a Argentina foi assinado e já está em vigor. As alíquotas do IPI foram mantidas até o fim do ano e as questões de financiamento pelo PSI foram resolvidas [relacionado à venda de veículos pesados]?, disse.

Já a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) estima que a venda de veículos em 2014 será 7,5% menor que no ano passado. No início do ano, expectativa era que setor apresentasse queda de 3%. De janeiro a junho, 1,58 milhão de carros foram vendidos, queda de 7,33% sobre o 1° semestre de 2013.

Em junho, foram vendidos 263,6 mil carros contra 293,4 mil em maio (-10,2%) e 318,6 mil em junho de 2013 (-17,3%). No acumulado do ano, recuo foi de 7,6%: 1,6 milhão contra 1,8 milhão no mesmo período do ano passado. O total de exportações no ano foi 35,4% menor que o 1° semestre de 2013: 169,5 mil em 2014 sobre 262,3 mil carros em 2013. 

O desempenho ruim do setor traz consequências às montadoras. Como forma de tentar adequar sua produção à demanda, a unidade da General Motors de São José dos Campos (SP) deu férias coletivas por 16 dias para 5,3 mil funcionários nesta segunda (7). A mesma medida será adotada com os 3,4 mil funcionários da fábrica de Gravataí (RS) da marca, que ficarão parados por dez dias. Já a unidade de São Caetano do Sul (SP) deu férias até dia 22.

China

Enquanto o varejo em quase todo o mundo passa por fase de estagnação, a China continua na contramão do setor e apresenta índices crescentes para quase todos os segmentos do varejo. O setor automotivo é um desses contemplados. Montadoras alemãs como Mercedes Benz e Audi, a norte-americana Ford e a francesa Peugeot-Citröen anunciaram que suas vendas aumentaram no país.

A Mercedes divulgou que em junho, suas vendas na China cresceram 20% (135 mil carros entregues), números puxados pela venda dos seus modelos compactos. Já a Audi anunciou que a venda de carros no gigante asiático teve crescimento de 14% em junho, vendendo 50,7 mil esportivos. No acumulado do ano, foram 268 mil carros, aumento de 18%. 

As vendas da Ford também cresceram na China: 17% em junho. Foram vendidos 87 mil veículos no país, um aumento de 17% sobre um ano antes. A joint venture chinesa da montadora francesa Peugeot-Citröen vendeu 343 mil veículos nos primeiros seis meses do ano, aumento de 24% sobre um ano antes e elevou sua meta de vendas em 2014 de 650 mil para 700 mil por conta do forte desempenho no primeiro semestre. 

Entre os mercados mundiais, a China é o líder em vendas de veículos, seguida pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Brasil, Índia, Grã Bretanha, Rússia, Canadá e França. De acordo com a Dow Jones, varejo chinês teve alta de 12,5% em maio em comparação ao mesmo mês do ano passado. Abril havia registrado crescimento de 11,9%.

Confira os gráficos da Anfavea:

Leia mais:

Movimento no comércio cai 3,2% em junho

Chinesa Alibaba chega ao mercado americano

China ultrapassa EUA na liderança do comércio global

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]