A tecnologia e a alfabetização dos dados estão moldando o futuro das empresas. No passado as decisões eram tomadas baseadas em suposições, hoje com o advento da tecnologia e com a estrutura dos dados e análises adequadas, as organizações estão se preparando para uma revolução data-driven, prometendo uma nova forma de transformar como os negócios são feitos.
Um estudo conduzido pela McKinsey, intitulado “A Empresa Orientada por Dados em 2025“, revela que o rápido avanço das tecnologias, o reconhecimento do valor dos dados e a alfabetização desses dados estão redefinindo o conceito de ser orientado por dados. Portanto, em um horizonte de três anos, poderemos ver uma sinergia perfeita entre seres humanos e máquinas, com a utilização de dados para aprimorar praticamente todos os aspectos do trabalho. Um exemplo de inovação na abordagem data-driven foi apresentado no CONAREC 2023, com um case de sucesso da parceria entre Serasa Experian e Natura.
Wellington Alves de Macedo, Head de Prevenção a Fraudes e Analytics da Natura&CO e Eduardo Albano, gerente Executivo de Decisioning Analytics na Serasa Experian falaram sobre a importância da parceria como agente fundamental da colaboração em oferecer uma melhor experiência ao cliente a partir do data-driven.
Wellignton Macedo destacou que a principal missão da Natura não é simplesmente conceder crédito aos clientes, mas sim promover a independência financeira dos clientes e proporcionar uma experiência financeira superior. O executivo também mencionou que o modelo de crédito utilizado pela Serasa Experian é altamente personalizado e adaptado às necessidades individuais para cada momento do cliente Natura. Isso significa que a um esforço na compreensão aprofundadado perfil financeiro de cada cliente e assim, oferecer soluções de crédito que atendam às suas circunstâncias específicas, em vez de adotar uma abordagem genérica. O objetivo final é melhorar a vida financeira dos clientes, ajudando-os a tomar decisões financeiras mais informadas e responsáveis.
“Nosso negócio não é o crédito pelo crédito, mas sim de fomentar a independência financeira dos nossos clientes e oferecer uma melhor experiência. O modelo de crédito que usamos da Serasa, passa por hiperpersonalização para interagirmos cada vez mais com esse cliente tomarmos decisões assertivas de uma forma bem individualizada”, pontuou Welligton.
CONAREC 2023
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O conceito de Data Driven se posiciona de uma forma bem estratégica para as tomadas de decisões. Na prática, isso quer dizer que o profissional toma decisões a partir da análise e interpretação de dados. Isso tem se tornado fundamental para a criação de produtos, serviços e experiências mais precisas e direcionadas.
Nesse sentido, Eduardo Albano destacou que a colaboração com a Natura foi fundamental para entender o comportamento do cliente e o potencial que a empresa tem de se relacionar com essas pessoas e, a utilização dos dados da Serasa Experian foi fundamental para a tomada de decisão de como proceder com os clientes da Natura. Olhando do ponto de vista organizacional, esse processo envolve custos, pessoas, governança e precisa estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“A Serasa Experian oferece uma base de dados robusta, recursos de análise (analytics) e plataformas tecnológicas para ajudar as empresas a tomar decisões cada vez mais acertadas. Um exemplo disso é a capacidade de determinar se devem ou não aumentar o limite de crédito de um cliente com base em uma compreensão aprofundada do comportamento e das necessidades desse cliente” explica Daniel Albano.
Vale ressaltar que a “alfabetização de dados” está se tornando uma habilidade essencial para os profissionais de todas as áreas. À medida que os dados se tornam mais integrados ao ambiente de trabalho, é crucial que os funcionários saibam como interpretar e usar essas informações de maneira eficaz. Isso requer treinamento e educação.
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