Em linhas gerais, não sabemos muito bem como usar com inteligência as ferramentas online como redes sociais e os negócios virtuais estão muito aquém do que poderiam.
A especialista em internet marketing Camila Porto, autora do livro ?Facebook Marketing?, dá algumas dicas para ajudar empresários a sair do ambiente físico e ganhar o mundo digital.
Planeje as ações
A primeira estratégia fundamental para fazer bons negócios online é planejar as ações. Antes de agir, comece fazendo um levantamento completo de informações e registre as suas táticas de atuação;
Encontre os canais corretos
Conhecendo um pouco mais sobre o seu público você vai descobrir os canais onde é possível se comunicar com ele. É possível adotar estratégias especificas para canais segmentados, como o LinkedIn e o Instagram, mas não se esqueça dos canais que reúnem a grande audiência, como o Facebook e o Google. Para se ter uma ideia em termos de abrangência, o Brasil tem atualmente 100 milhões de usuários de internet e 90 milhões de usuários no Facebook. Com este dado podemos perceber que é possível se comunicar com o seu público através desta rede;
Conheça as demandas do seu público
Além de conhecer quem é o seu público, busque também informações sobre quais são os problemas que esta parcela da população possui. Depois tente responder a seguinte pergunta: de que forma meu produto ou serviço resolve estes problemas;
Crie conteúdo personalizado
O conteúdo é a melhor ferramenta para fazer conexões com o consumidor. Por isso invista na criação de materiais informativos personalizados para o seu produto e empresa. Não se esqueça de que é possível informar através desses materiais de que forma a sua marca pode resolver os problemas que este público tem. Desenvolva materiais sobre isso e também sobre o seu segmento;
Tenha claro que resultados espera
As ações online podem ter diferentes finalidades, atrair o cliente, relacionar-se, vender, fidelizar, etc. Defina quais são seus objetos em rede e quais as métricas, ou seja, os índices que vão definir se você está no caminho certo. Por exemplo, se você quer atrair novos clientes, a audiência pode ser a primeira métrica importante;
Avalie seus resultados
Como a internet é muito dinâmica, é preciso avaliar constantemente se as ações que você está tomando estão gerando os resultados esperados ou se é preciso mudar o rumo. Essa avaliação deve ser feita constantemente.