/
/
Em busca do seguro de carro barato

Em busca do seguro de carro barato

Governo amplia regras que barateiam o serviço e visam criar o "seguro popular" no país

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), braço do Ministério da Fazenda responsável pela regulação do mercado segurador no país, divulgou nesta semana novas regras que ampliam as alternativas de manutenção para as seguradoras de automóvel e visam baratear o serviço.

Pelas novas alterações, as companhias de seguros passam também a poder usar peças de reposição de outras fabricantes que não apenas as originais, quando da manutenção de um veículo segurado. Pelas regras antigas do mercado, as seguradoras eram obrigadas a fazer a manutenção dos carros danificados apenas com peças novas e originais da marca.

Isso, no entanto, torna o serviço mais caro e, no caso de muitos veículos antigos, inviável, já que as peças vão deixando de ser oferecidas pelas montadoras e suas fornecedoras com o tempo. Segundo as operadoras de seguros, esta era uma das principais razões que encareciam e inviabilizavam a cobertura de veículos com cinco anos ou mais de vida.

A nova regra foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (3/10), e está em vigor desde então. Ela faz parte de um esforço conjunto que a Susep, outros órgãos do governo e as empresas do setor vêm fazendo desde pelo menos 2014 para tornar os seguros de automóveis um produto mais barato e acessível. É o projeto que ficou batizado de “Seguro Auto Popular”.

Em maio de 2014, foi promulgada a lei que ficou conhecida como “Lei do Desmanche” (Lei 12.977/14), o primeiro passo dado no sentido de reformar o mercado de manutenção automobilística. Ela regulamentou as oficinas de desmanche, criando regras de controle, multas às irregularidades e obrigando cadastro junto aos órgão oficiais. Mas foi ela também quem reconheceu a atividade no país e a tornou legal. Até então, qualquer atividade de desmanche era irregular.

Foi em março desde ano que finalmente entrou em vigor o novo conjunto de regras para a atividade de seguros automobilísticos no Brasil, viabilizando a criação do Seguro Auto Popular no país. Entre as flexibilizações criadas, passava a ser permitido na manutenção o uso de peças de segunda mão, oriundas das oficinas regularizadas de desmanche, desde que respeitadas as normas e garantia de segurança. O segurado passou também a ter o direito de escolher em qual oficina fazer o reparo, dentre as credenciadas de sua seguradora.

O adendo publicado nesta semana acrescentou a possibilidade do uso de peças novas de outras marcas para reposição, além das originais e de desmanche. Inicialmente, o novo escopo foi pensado para atender exclusivamente veículos com mais de 5 anos, mas as regras entraram em vigor sem limitação de idade, o que significa que qualquer proprietário pode optar pela modalidade.

O setor de seguros estima que mais de 60% dos automóveis rodando atualmente no país não têm nenhum tipo de seguro. O objetivo é que, com mais flexibilidade e preços menores, consiga-se incluir uma parte maior destes que ainda estão de fora do mercado. Com as novas regras, acredita-se que o seguro pode ser até 30% mais barato – é a estimativa que foi feita pela seguradora digital Bidu.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]