Pesquisar
Close this search box.
/
/
A saúde no tempo das novas tecnologias

A saúde no tempo das novas tecnologias

O uso de tecnologias como smartphones tem contribuído para a nova vida em sociedade. Mas quais os malefícios dessa relação?

Os novos comportamentos e as novas tecnologias têm apresentado novos males à saúde, mas também novas ideias para velhos problemas. Ao mesmo tempo que o ritmo de vida intenso tem criado uma legião de pessoas estressadas, é possível procurar um tratamento de maneiras cada vez mais inusitadas.

No Whow! Festival de Inovação, o assunto virou um painel com lotação máxima. A mediadora do encontro foi Ana Claudia Pinto, diretora de produtos e soluções da Sharecare, que falou sobre o desafios de uma saúde mais acessível a todas as pessoas. Na avaliação dela, a solução está nas novas tecnologias.

Um dos problema destacados por Ana Cláudia é o acesso da população brasileira aos planos de saúde. Os mais ricos conseguiram manter os seus convênios com empresas de saúde suplementar. No entanto, a classe média se viu em um problema nos últimos anos. O número de desempregados cresceu e superou a casa dos 13 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. A consequência disso é que com menos trabalhadores com carteira assinada, o número de pessoas protegidas com planos também caiu. E para onde eles foram? SUS? A maioria deles parece disposta a experimentar os novos modelos de saúde privada, como é o caso da Dandelion.

Melhor para todos

Essa é uma plataforma digital que conecta pacientes e médicos. Nesse modelo, os custos são menores para quem precisa de assistência médica e, segundo Mara Redigolo, co-founder da empresa, a remuneração é superior para os médicos. “A prática médica é cara e o valor do repasse é baixo pelo modelo dos planos de saúde. Por meio da tecnologia não cobramos R$ 500 e, ao mesmo tempo, oferecemos um bom modelo de saúde suplementar”, disse.

Mara não apenas criticou o modelo de saúde suplementar, mas também deu um “puxão de orelha” no consumidor brasileiro. Segundo ela, o brasileiro não se preocupa com a saúde do jeito que deveria – ou seria o recomendável. Uma das mais basilares é a preocupação com o sono, algo que impacta diretamente o humor das pessoas, a saúde de uma maneira geral e até o desempenho no trabalho.

A empresa Cochilo atua justamente nesse problema. Trata-se de um negócio que lembra um hotel. No entanto, em vez de quartos, existem cabines para cochilos a partir de 30 minutos. Hoje, a empresa possui duas unidades: no Centro de São Paulo e no Itaim Bibi, na zona oeste de São Paulo.

Cochilo

Segundo Camila, o cochilo é importante para o ser humano e existem estudos que mostram que uma pestana de poucos minutos faz muita diferença. “Estudos desenvolvidos pela Nasa mostram que um cochilo de 26 minutos melhoraram em 57% o desempenho dos controladores de voo”, disse.

Outro mal do nosso século é o smartphone. Ao mesmo tempo que os celulares exibem todas as conhecidas facilidades no cotidiano, tais como mobilidade, comunicação, entre outras, há também o lado negativo: a conexão exagerada e até mesmo o armazenamento de eletromagnetismo no  nosso corpo – um conhecido “veneno” responsável por distúrbios de sono.

Daniel Konichi, fundador e CEO da Equilibri1, afirma que essa eletromagnetização é danosa e precisa ser eliminada do corpo. Foi pensando nisso que ele desenvolveu um produto que elimina esses íons indesejáveis do corpo. “Nós somos a geração dos benefícios e malefícios do celular. Essa geração dos anos 2000 em diante estão experimentando tudo isso desde a origem. Só iremos saber o que vai acontecer com essa carga de energia no longo prazo. Precisamos eliminar isso do corpo”, disse.

O produto desenvolvido por ele tem 11 anos e retira o eletromagnetismo do corpo por meio da aproximação de um chaveiro. No entanto, Daniel afirma que existem formas naturais de se livrar de tudo isso do corpo. “Abraçar uma árvore ou mesmo andar descalço na terra eliminam tudo isso. Precisamos retomar o contato com a natureza”, disse.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]