/
/
Saúde 4.0: como o uso da tecnologia torna o setor mais eficiente na jornada do paciente

Saúde 4.0: como o uso da tecnologia torna o setor mais eficiente na jornada do paciente

Setor da saúde passa por profunda transformação digital em todas as suas áreas. Executivo da Stefanini destaca evoluções e tendências no segmento

*Por Ailtom Nascimento

O setor da saúde está passando por um novo processo e precisamos colaborar e engajar as pessoas para simplificar as regras e formas de fomentar esse segmento. Tecnologias como IoT (Internet das Coisas) e Big Data certamente poderão contribuir nesta transformação. Segundo a IDC, os projetos de IoT ganham força, fazendo com que o mercado total no Brasil seja superior a US$ 8 bilhões, neste ano. Para a consultoria, o avanço dessa tecnologia está conectado ao uso de ferramentas de análise, fundamentais para transformar dados em valor para os negócios.

A IDC também aponta a tendência de adoção de IoT em conjunto com outras tecnologias emergentes como  Blockchain e Inteligência Artificial. Indica que no Brasil existe uma grande preocupação com Cyber Security, mas ainda muito distante dos padrões europeus ou norte-americanos.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Os usuários dos serviços de saúde buscam excelência no atendimento, seja na consulta, execução de exames ou realização de procedimentos. Da mesma forma, os profissionais da saúde precisam de ferramentas que possam apoiar as suas atividades administrativas, facilitando seu trabalho e entregando as melhores práticas de atendimento.

O cenário atual envolve uma cultura digital, verticalização dos serviços de saúde e adoção de tecnologias que, efetivamente, propõem uma transformação cultural e digital, podendo agregar e permitir uma jornada eficiente, com uma maior proximidade entre médicos e pacientes. É importante conhecer e acompanhar a jornada do paciente, antes mesmo dele chegar a uma unidade de atendimento, para que consiga acessar rapidamente as informações e prestar um atendimento de qualidade baseado em informações concisas.

A proposta é que os prontuários eletrônicos tenham maior visibilidade de todo o histórico, podendo acelerar a descoberta, trabalhar com hipóteses mais refinadas e recomendar o melhor tratamento ao paciente. Alguns hospitais estão investindo em tecnologia de ponta para que os prontuários sejam preenchidos de maneira adequada e mais completa possível, garantindo que todos os profissionais tenham total acesso às informações.
Já na saúde pública, o município de Manicoré, no interior do Amazonas, teve recentemente o sistema de saúde municipal digitalizado para facilitar o atendimento. A partir de agora, todo paciente será cadastrado na plataforma Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Aos poucos, os profissionais estão se conscientizando de que a transformação digital no segmento pode trazer eficiência operacional, reduzir o excesso de papel, melhorar os indicadores de qualidade, além de aprimorar a jornada dos pacientes e profissionais da saúde.

(*) Ailtom Nascimento é vice-presidente executivo da Stefanini

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]