Pesquisar
Close this search box.
/
/
São Valentim: o santo que nunca existiu

São Valentim: o santo que nunca existiu

Um padre preso, condenado e que perto da morte se apaixonou pela filha de um carcereiro. Se já ouviu essa história, saiba de uma coisa: a história e o próprio santo nunca existiram

Hoje, alguns países ao redor do mundo celebram o dia dos namorados, também conhecido como Dia de São Valentim ou Valentine?s Day. Se esse é o seu caso, talvez a informação a seguir despedace o seu pobre coração apaixonado: o santo e toda a história nunca existiram!

Sim, o santo que deu origem Ao dia dos namorados celebrado em países como os EUA, por exemplo, não existiu ou, segundo afirmou a própria Igreja Católica, ?não existe qualquer evidência de sua existência?.

A história que deu origem à celebração teria se originado em 498 d.C.. O Imperador Cláudio II teria proibido o casamento durantes as guerras por uma razão, no mínimo, curiosa: segundo a sua teoria, os solteiros sem laços familiares eram guerreiros melhores e sem qualquer desprendimento com a própria vida. É nesse momento que surge o nosso herói, o padre Valentim.

Ele foi contrário à medida imposta por Claudio II e promoveu casamentos às escondidas. No fim, ele foi flagrado, preso e condenado à morte. No cárcere, enquanto aguardava o dia da sentença, o padre recebeu incontáveis cartas encorajadoras de diversas jovens, dentre elas, Artérias, a filha cega de um carcereiro.

Valentim e Artérias enviaram cartas despretensiosas até que um dia, sem querer, apaixonaram-se perdidamente um pelo outro. O amor, inclusive, deu origem a um milagre: a jovem recuperou a visão.

Infelizmente, o amor não foi suficiente para interromper a sentença de morte do pároco. Antes de cumprir a sentença, Valentim enviou a derradeira carta de amor à amada. Ao fim da missiva, ele proferiu a assinatura ?Your Valentine? (Seu Valentim), expressão até usada nos cartões no Dia de São Valentim.

Tudo muito lindo, colorido, florido e cheio de corações, certo? Ocorre que, em 1969, a Igreja deixou de reconhecer a existência de Valentim por falta de indícios históricos de sua existência. Ou seja, a igreja criou Valentim e, séculos depois, afirmou que tais trocas de cartas nunca existiram.

Mas por que isso aconteceu? A teoria mais aceita é a de que a Igreja ?apropriou-se? e incorporou ao seu rito uma festa pagã lupercal, que nada mais é do que uma celebração a um fauno que protege a loba que amamentou Remo e Rômulo (que deram origem a Roma). Tal celebração, aliás, acontece no dia 15 de fevereiro, ou seja, quase no mesmo dia de São Valentim.

Há outras teorias, como o dia do acasalamento de pássaros (que aconteceria no dia 14/02), entre outros.

Frustrou-se com a história de Valentim? Bom, se serve de consolo, o que realmente importa nessa data não é a fábula que os americanos contaram, mas a verdadeira história de amor entre duas pessoas. E esse é o legado que todos devem deixar uns para os outros.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]