Pesquisar
Close this search box.
/
/
Curiosidades sobre o Ano Novo Chinês

Curiosidades sobre o Ano Novo Chinês

Conheça algumas das tradições milenares que marcam a data

Se, para muita gente, o ano só começa depois do Carnaval, na China isso é mais do que uma realidade. A partir do dia 08 de fevereiro o país inicia suas comemorações para recepcionar o novo ano. O feriado, que dura 15 dias, é considerado o mais importante do ano e reúne milhões de pessoas em uma linda festa. Contudo, um país representado por uma cultura tão rica e milenar acaba despertando muitas curiosidades. Confira a seguir alguns significados e tradições do Ano Novo Chinês e já comece a se preparar para mais uma virada!

Calendário lunar – diferentemente do ocidental, o calendário chinês leva em consideração as fases da lua. Por esse motivo, o Ano Novo Chinês sempre cai em uma data diferente todo ano. Para acertar com o calendário solar, o país adiciona um mês extra a cada poucos anos, o que equivale a adição de um dia extra no ano bissexto do calendário gregoriano. A chegada do ano também coincide com a primavera, sempre no final de janeiro ou no início de fevereiro, por isso é comum ouvir na China que “Todos os planejamentos do ano se fazem na primavera”.

Comemoração em família – A véspera e o dia do Ano Novo são comemorados em família em um momento de reencontro e agradecimento. Para se ter uma ideia, durante todo o feriado mais de 300 milhões de pessoas viajam pelo país para fazer essas visitas. Este é considerado o maior movimento migratório do planeta. A grande importância da data está na cerimônia religiosa realizada entre os familiares dada em honra do Céu e da Terra, dos deuses da família e dos antepassados. Nesse momento, parentes falecidos também são lembrados com muito respeito, uma vez que eles são considerados responsáveis por lançar as bases para a fortuna e a glória da família.

Limpeza geral – também na véspera do Ano Novo, é comum os chineses limparem a casa inteira. Além disso, eles aproveitam a oportunidade para cortar o cabelo, fechar as contas, colocar oferendas para os deuses que cuidam da casa, preparar as roupas etc. Enfim, deixam tudo em ordem para a hora da passagem. Depois de tudo limpo e arrumado, todos os materiais de limpeza são colocados do lado de fora da casa para não espantar a sorte.

Cores auspiciosas – tradicionalmente, a cor vermelha, por ser yang e vibrante, é a cor predominante durante as comemorações, ela representa sorte, prosperidade, saúde e fortuna. Além desta cor, a amarela e a roxa também são consideradas cores da sorte.

Grande banquete – no último jantar do ano, a família se reúne para a refeição de fechamento do ciclo anual. No cardápio, não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro, o peixe que representa o dinheiro, as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte, o prato feito com arroz moti representando a prosperidade e o talharim que simboliza a vida longa.

Tradições para atrair boa sorte ? na noite da virada, as crianças e os solteiros recebem do homem mais velho da família os famosos envelopes vermelhos (“hong bao”) com dinheiro. Esse ato representa generosidade e o desejo de boa sorte. Mas, atenção!, o envelope só pode ser aberto depois da virada e não deve ficar exposto vazio, senão você pode atrair azar e espantar o dinheiro de perto de você.

Outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta da entrada de casa. Enquanto o preto representa a água e a sabedoria, o vermelho simboliza o fogo e o sucesso. Segundo a tradição, os pedidos devem ser feitos dessa forma porque “Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição e é por ebulição que todas as coisas acontecem”. Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para trazer sorte e realização.

Danças típicas – as danças do Dragão e do Leão são mundialmente conhecidas e uma das atrações mais aguardadas da festa de Ano Novo. Segundo as crenças chinesas, a coreografia ajuda a trazer prosperidade, sorte e renovação durante o ano todo.

Luzes e fogos – durante toda a comemoração, lanternas vermelhas são acessas e penduradas diante da porta principal e fogos de artifício são estourados. As duas atitudes têm por objetivo espantar os maus espíritos.

Essas são apenas algumas das tradições cultivadas por milhares e milhares de anos nas comemorações do Ano Novo Chinês. Elas refletem e disseminam muito bem os valores e as crenças desse país tão diversificado. Quem tiver interesse de vivenciar um pouco de toda essa cultura, basta acompanhar as comemorações realizadas pela comunidade chinesa em São Paulo, não faltam boas opções no Museu da Imigração e no bairro Liberdade.

* Sumara Lorusso é formada em letras e tradução pela Unibero e tem fluência em mais de cinco idiomas, incluindo o Mandarim. É presidente da Nin Hao, escola referência no ensino do idioma, há dez anos no mercado.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]