A Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, pertencente ao município de Salvador, recebeu o certificado “Bandeira Azul” para a temporada 2016/2017. O Selo é concedido por um júri internacional e foi criado na França, em 1980, e considerado o mais importante da categoria em todo o mundo.
Salvador passa a ser a terceira cidade do país e a primeira do Norte/Nordeste a ter o certificado. Anualmente, o selo é concedido a praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental, entre eles, limpeza, qualidade da água, ações ambientais e turismo sustentável.
Localizada na parte norte da ilha dos Frades, a praia está em uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP), entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros, inserida na Baía de Todos-os-Santos. Cerca de 50 moradores, pescadores em sua maioria, e no verão chega a receber 4 mil visitantes nos fins de semana.
Em 2015, a localidade havia recebido uma placa piloto do programa, mas ainda era necessário atender ao conjunto total de requisitos para garantir a certificação. Para receber a Bandeira Azul, a praia passou por adequações e foram realizadas melhorias na acessibilidade, requalificação dos banheiros, adequação das barracas, implantação de sinalização sobre educação ambiental, entre outras medidas.
“Com esta certificação da Blue Flag, a cidade de Salvador passa a integrar um conjunto de destinos com praias certificadas e desta forma, espera atrair mais turistas internacionais para a nossa capital”, destacou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça.
Com informações de Travel3