Nesta semana, a Boston Dynamics ofereceu mais um ingrediente para aqueles que acreditam em um apocalipse protagonizado por máquinas – tal àquelas cenas do filme o Exterminador do Futuro. A empresa exibiu um vídeo do robô chamado Atlas (um dos seus principais produtos) não apenas realizando alguns bons saltos, mas realizando nada menos que uma pirueta para trás (o backflip).
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Em linhas gerais, o vídeo exibe a capacidade do robô em realizar saltos entre plataformas de madeira. A tal pirueta acontece no fim do vídeo com um salto mortal para trás perfeito e que renderia alguns bons pontos em uma competição de ginástica olímpica. O movimento é tão emblemático que o robô até comemora o salto. Veja o vídeo:
Salto de credibilidade
De certa forma, o salto é uma metáfora interessante para explicar as recentes notícias sobre os robôs desenvolvidos pela Boston Dynamics. A empresa pertenceu ao Google e foi adquirida no meio do ano pela SoftBank – uma das mais poderosas empresas de telecomunicações e de tecnologia do Japão.
Mas o que uma empresa de telecomunicações poderia contribuir para o mundo da robótica? A resposta é simples: Pepper, a robô. Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=oDeQCIkrLvc
A Pepper é um dos mais conhecidos robôs da atualidade e uma celebridade na Ásia. Ele já exerce funções de ajudante em hospitais e até em lojas no Japão, China e Coreia, entre outros países.
A julgar pelo vídeo, os japoneses já conferiram o primeiro salto de qualidade ao SpotMini. Embora o vídeo tenha um lado cômico, a imagem de robô atrapalhado exibido em vídeos anteriores parece ter ficado para trás. O que virá no próximo vídeo da Boston?