Berlim, Alemanha – “Leadership can only be given, not taken”, em português, “A liderança só pode ser dada, não tomada”. Frases como essa marcaram a edição 2016 do Consumidor Moderno Experience Summit, que teve como tema “Liderança criativa: o caminho da inovação para acompanhar a evolução dos consumidores”. Em outras palavras, qual líder é você?
Conduzido pela Berlin School of Creative Leadership, uma das mais respeitadas instituições mundiais de formação e capacitação de lideranças, os dois dias de workshop foram extremamente intensos. O primeiro dia contou com a participação dos instrutores Stuart Hardy e Mark Jaensch e teve como objetivo provocar os convidados. Com questões do tipo “qual o legado que você gostaria de deixar para as pessoas a sua volta?”, a ideia era envolver a audiência de uma maneira emocional com o tema do curso.
Entre as lições ministradas no primeiro dia de workshop, vale ressaltar a importância de se entender o cenário que molda o seu negócio. De acordo com o instrutor Stuart Hardy, todos nós devemos parar um minuto e entender o momento político, econômico, tecnológico e sócio-cultural que estamos vivendo, pois estes quatro elementos têm influência direta na vida dos seus colaboradores e, consequentemente, afetam a sua liderança.
Já o segundo dia, ministrado por Stuart Hardy e David Slocum, foi marcado por atividades mais práticas. O objetivo é que os participantes saíssem do workshop com a seguinte ideia: “eu já sei o que eu farei diferente em minha gestão na segunda-feira!”. Para isso, os instrutores convidaram os participantes a um exercício que estimulava os participantes a escutarem o seu respectivo colega.
Segundo Hardy, muitos dos conflitos entre líderes e liderados ocorrem por uma falha de comunicação entre ambos e ressalta ainda que escutar o seu colaborador pode trazer ótimas e criativas ideias ao seu negócio. Além do workshop, vale destacar também toda a oportunidade de networking que o CM Summit proporcionou a todos os seus convidados.
Enfim, agregar as pessoas certas a um conteúdo de alta qualidade em um lugar magnífico como Berlim fizeram do CM Summit um misto de experiências positivas a todos os seus participantes. E já que aprendemos que as grandes lideranças devem conseguir transmitir as suas mensagens de forma clara e concisa eu defino aqui o evento em uma única palavra: “inesquecível”.
Caroline Verre é Relações Públicas e Institucionais do Grupo Padrão e repórter especial do portal Consumidor Moderno