Pesquisar
Close this search box.
/
/
Descubra se sua personalidade atrapalha seu controle financeiro

Descubra se sua personalidade atrapalha seu controle financeiro

Você planeja, marca tudo, anota cada detalhe, mas, quando vê, não há organização que te segure. Confira por que isso acontece

Você prepara todo um planejamento financeiro para controlar o seu orçamento, mas cumpri-lo parece uma realidade longe de ser alcançada. No papel — ou usando uma ferramenta de controle financeiro —, tudo se mostra viável: você lança a receita mensal e cada despesa prevista em seu orçamento.

Entretanto, pode acontecer de as coisas acabarem fugindo do controle e sua meta de poupar para o futuro não se concretizar. Algumas maneiras de pensar e agir atrapalham a meta de manter as finanças em ordem.

Confira abaixo os pensamento que podem impedir você de controlar as finanças.

“Mereço ser gratificado”

Esse é o pensamento que encabeça a lista dos mais sabotadores do controle financeiro. Sutil por natureza, se instala logo que surgem as tentações de consumo: apesar de saber que comprar aquele item maravilhoso para a decoração da casa vai arrasar seu orçamento, você puxa o cartão de crédito e faz a aquisição. Afinal, você merece.

Para combater essa prática, lembre-se: você merece ainda mais uma vida tranquila, com reserva financeira e longe de dívidas.

“Não consigo resistir aos impulsos de consumo”

Sair para comprar alguns itens indispensáveis e voltar com sacolas e mais sacolas é algo que já aconteceu com quase todo mundo — e se isso já te aconteceu mais de uma vez, provavelmente você precisará ter mais foco na hora de gastar.

Uma boa maneira de fugir dos impulsos de consumo é elaborar listas antes de ir às compras. Nelas, inclua somente o que realmente for necessário.

“Preciso relaxar”

Por mais que seu saldo bancário e a consciência te alertem, você chama os amigos e sai para dar aquela relaxada. Tudo bem, se gastar pouco. Mas, na euforia do momento, evita todo e qualquer pensamento racional e pede itens caros do cardápio do restaurante, ou sofisticados petiscos e bebidas na balada preferida — cujo ingresso é bem caro, diga-se de passagem.

A solução é relaxar em casa. Chame os amigos mais íntimos, peça uma pizza e divida a despesa.

“Tenho medo de ter dinheiro”

Esquemas internos que você nem percebe te levam a temer o efeito que o dinheiro pode ter na sua vida. Isso culmina na percepção – errada – de que, se você juntá-lo, provavelmente faltarão recursos a outro ser humano.

Derrube esse conceito e faça suas economias. Na atualidade, as oportunidades são para todos. Ascensão social e econômica dependem de cada um e sua atitude em relação ao dinheiro afetará positivamente sua vida, sem prejudicar suas relações sociais.

“Esperar é uma tortura”

Ansiedade pode estar envolvida no processo que te leva a sair do orçamento e entrar em enrascadas financeiras. Saber esperar pelo momento ideal para consumir certos produtos é indispensável para atingir o tão sonhado controle financeiro. E, finalmente, fazer uma reserva para o futuro.

Saber administrar bem o seu dinheiro e ter controle financeiro são atitudes indispensáveis para que você possa desfrutar de plena liberdade. Ficar livre de comportamentos que causam arrependimento e até te colocam em situações nas quais você não entraria se adotasse atitudes mais ponderadas certamente resultará em tranquilidade e bem-estar.

 

*Via GuiaBolso.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]