Pesquisar
Close this search box.
/
/
Sai a experiência do consumidor e entra a realidade estendida

Sai a experiência do consumidor e entra a realidade estendida

A realidade do varejo pode ser modificada. É tudo uma questão de experência, segundo especialistas no Money20/20. Você está pronto para esse novo jeito de comprar?

Os estudos e implementações referentes à jornada do consumidor evoluem rapidamente nos mercados maduros. Ainda que a realidade brasileira ainda esteja aquém no entendimento dos mecanismos relacionais e de engajamento do pós-consumidor, é importante já vislumbrar os próximos passos que irão assegurar às empresas a disponibilidade de uma experiência superior para seus clientes.

A evolução da jornada do cliente está, agora, compreendendo novas realidades, impulsionadas por tecnologias mais inteligentes, móveis e integralmente conectadas. Elas permitem ao pós-consumidor obrigar empresas a criarem melhores experiências para descobrir, engajar e efetivar transações em ambientes fortemente digitais. O assunto em pauta aqui é realidade estendida, um conceito que também fez parte das discussões do Money 20/20. Cleveland Brown, CEO da Payscout, Stephanie Llamas, Vice-PResidente de Pesquisa e Estratégia e Head de Extended Reality da SuperData e Raffaella Camera, Head de Extended Reality e Inovação Estratégica para Mercados Globais da Accenture demonstraram escrito, revelando como realidades combinadas podem reimaginar a experiência do cliente e estabelecer novas bases para o marketing digital no debate “Virtual, Aumentada ou Combinada: será a Realidade Estendida (XR) a biva realidade do Customer Experience (CX)?

Stephanie afirma que o uso de novos formatos de tecnologia de realidade não são possibilidades, mas uma realidade. Ela mostrou os diversos dispositivos, e conceitos das diferentes realidades – aumentada, virtual, combinada, vídeo 360° e o tamanho do mercado de marketing de imersão, já com projeções de movimentar mais de US$ 13 bilhões em 2019, sobre US$ 5,5 bilhões este ano. Boa parte desse faturamento vincula-se aos dispositivos, os óculos de Realidade Virtual, ou headsets, com preços ainda elevados. O PSVR, ou óculos para games já atingem vendas de mais 1,3 milhão de unidades mundialmente.

Em tese, enxergamos aqui um mercado em evolução, provavelmente ganhando tração. Há previsões de que o mercado entrará em crescimento acelerado e, já em 2020, irá movimentar mais de US$ 37 bilhões.

A cadeia de valor do que se chama de mercado de Realidade Estendida inclui o design, simulação e prototipação, capacitação dos colaboradores no varejo, design de espaços em 3D, operações e serviços, aprendizado e desenvolvimento, insights e tomada de decisões, espaços digitais, colaboração virtual, marketing e marketing de imersão, e-commerce, visualização e descoberta de produtos em ambientes físicos, suporte e atendimento ao cliente por meio de plataformas de realidade estendida. No entender de Raffaella Camera, da Accenture, o negócio está maduro para acelerar seu crescimento. Há uma série de empresas e especialistas que formam um ecossistema capaz de impulsionar o negócio de Realidade Estendida para o varejo.

Os varejistas usam ativos digitais para dialogar e se relacionar com os consumidores? A ideia geral da Realidade Estendida é que ela multiplica as possibilidades de criação de experiência e também de formatação de loja, permitindo multiplicar as opções de visualização e interação com ambientes.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]