A Sadia lançou uma solução baseada em inteligência artificial para ajudar os consumidores a montar cardápios. Adaptando o termo, a companhia batizou a ferramenta de “Inteligência Amorosa”, para fortalecer a proximidade da marca com o consumidor. Para a Sadia, não existe receita sem tempero, carinho e o toque especial que só o ser humano tem, utilizando recursos de inteligência artificial para oferecer receitas personalizadas pelo WhatsApp
Somente neste ano, o site de receitas da Sadia teve, em média, 70 mil acessos por mês, 64% a mais do que em 2022. Com o novo ponto de contato com o consumidor, a expectativa é que somente o chatbot, chamado Sadi.a., gere 300 mil conversas no primeiro ano de implementação.
“A Sadia traz as receitas para as mais diversas situações através de tecnologia, mas reforça que o ingrediente principal é o consumidor que oferece o amor, que é o segredo de toda receita. A novidade fortalece o DNA inovador da Sadia, reforçando o posicionamento de marca parceira. Além disso, impulsiona o portfólio completo, especialmente os volumétricos como aves, suínos, frios e embutidos”, destaca Luciana Bülau, gerente executiva de marketing da Sadia.
Na concepção do chatbot, um insight criativo reforçou a inovação: o “I.A.” de “Inteligência Artificial” destaca também que a marca acredita na sensibilidade de toda pessoa que cozinha com “Inteligência Amorosa”. Na comunicação das peças da campanha, a mensagem “Chama a Sadia no zap” reforça um pilar de interatividade com o consumidor. Para estimular a experiência além dos produtos, as novas embalagens incluem um QR Code que direciona ao Sadi.a.
Chatbot aposta em personalização e comodidade
No chatbot, a jornada de personalização é iniciada logo no primeiro contato, a partir da opção selecionada no menu principal. O cliente pode buscar suas receitas por ingrediente principal, refeição, ocasião, tempo de preparo ou nome. O grande diferencial, explica Luciana, é a busca por ocasião, que direciona as receitas de acordo com o evento, como uma refeição com amigos, jantar a dois, crianças em casa e outras possibilidades.
Prático para os consumidores, bom para os varejistas. As receitas do novo canal podem ser compartilhadas e favoritas, e ainda vão gerar vendas. Os consumidores serão direcionados já com a lista da receita completa com entrega para sua localização aos canais de varejistas parceiros.
“Nossa ambição é nos tornarmos a marca referência em solução de receitas para os consumidores – com cada vez mais personalização, indo muito além do ingrediente. Assim, aproveitamos a familiaridade do brasileiro com o WhatsApp. Hoje a plataforma conta com 197 milhões de usuários e 80% deles preferem usar o app para se comunicar com marcas, segundo dados da pesquisa We are Social e Meltwater. A expectativa é alcançar aproximadamente 40 milhões de pessoas com a campanha de IA”, finaliza Luciana.