Pesquisar
Close this search box.
/
/
Roupas inteligentes prometem melhorar exercícios físicos em tempo real

Roupas inteligentes prometem melhorar exercícios físicos em tempo real

A promessa é que elas ajudem no desempenho através de sensores de dados. O outfit com inteligência artificial é uma das maiores novidades no mundo do fitness e do esporte

Imagine se você pudesse vestir um look esportivo capaz de te fazer chutar uma bola tão bem quanto Lionel Messi ou jogar tênis fazendo movimentos dignos de uma Serena Williams? Bom, pode ser que você não consiga chegar de verdade ao resultado alcançado por esses atletas de ponta, mas o mercado de roupas esportivas deve sofrer uma virada tecnológica capaz de impactar nossas vidas muito, mas muito em breve.

A grande novidade do setor responde pela criação de ROUPAS INTELIGENTES que carregam sensores de inteligência artificial capazes de corrigir nossos movimentos em tempo real. Eles estão ligados à biomecânica do corpo e à forma física e vão muito além do que propõem hoje os relógios inteligentes, capazes de medir somente nossa quantidade de passos, calorias perdidas e batidas cardíacas.

Uma das empresas que já trabalha em cima disso é a americana Asensei, startup do Vale do Silício com sede em São Francisco. A ideia dela é transformar aquela sua camiseta de corrida em um personal trainer digital, segundo promete Steven Webster, de 46 anos, co-fundador do negócio.

Em entrevista para o site de tecnologia Fast Company, ele conta que as roupas inteligentes poderão servir para praticamente todo tipo de atividade física: “Qualquer esporte em que postura, técnica, timing e forma são importantes serão aqueles com os quais poderemos trabalhar”, diz ele.

O primeiro produto lançado por ele é um aplicativo de Coaching de Remo Conectado, baseado em telemetria. O app registra dados de movimento e força para fornecer ao usuário feedbacks em áudio e vídeo sobre a forma e o ritmo mais adequados para praticar o remo. Você só precisa conectar seu smartphone na máquina do remo e a voz, via inteligência artificial, fará as correções necessárias indicando as melhores técnicas e comentando seus resultados.

O FIM DO PERSONAL TRAINER COMO O CONHECEMOS? 

A chegada da Inteligência Artificial tão próxima do corpo humano segue a lógica da ciborguização da vida humana, uma das tendências de comportamento que quem estuda o Futurismo já está familiarizado.

Isso quer dizer que vai ficar mais perto (e mais comum também) o uso de tecnologia para melhorar nossas capacidades humanas. A própria Asensei planeja criar uma roupa vestível que pode corrigir sua postura e seu movimento mesmo fora do campo esportivo.

A tal “smart (app) arel” estará em camisas e calças. Sentar-se de forma corcunda, nunca mais – é o que a empresa promete.

O valor de US$349 é considerado caro e o aplicativo poderá ser comprado ainda no primeiro semestre de 2020. Programas de ioga e treinamento de força estarão disponíveis.

É fato que a indústria de saúde e fitness é uma das mais movimentadas do mundo atualmente. Só nos Estados Unidos, mobiliza cerca de 30 bilhões de dólares e em potencial ainda de expansão, segundo informa a Fast Company.

Outras marcas também estão de olho nesse mercado de roupas esportivas inteligentes. Entre elas estão Simi, Dari Motion e Physimax, desconhecidas de nós, brasileiros, mas já usadas por treinadores de equipes de elite mundo afora.

Estas ainda precisam de rastreamento óptico. Uma calça de ioga de uma dessas empresas merece destaque: ela vibra na região da sua perna que estiver realizando o movimento de forma errada. Já pensou?

“Acreditamos que construímos uma tecnologia que permitirá a cada pessoa que frequenta uma academia ter um personal trainer quando estiver se exercitando”, diz Dhananja Jayalath, co-fundadora da Athos, empresa concorrente da Asensei.

E você, já está preparado para essa mudança?

 

 

 

 

 

 


 

Por que as marcas precisam entrar na onda do Body Neutrality?
O que é Soft Economy? O termo mudará mercado de trabalho nos próximos anos
A ascensão da moda antivigilância


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]