Pesquisar
Close this search box.
/
/
Rótulo x embalagem: por que o consumidor tem que ficar alerta para as diferenças?

Rótulo x embalagem: por que o consumidor tem que ficar alerta para as diferenças?

Marketing de alimentos muitas vezes “disfarça” os reais componentes do produto. O jeito é ler a rotulagem

Desde que a “internet” descobriu que o lanche McPicanha, do McDonald’s, não tinha, de fato, picanha, uma luz de alerta se acendeu nos consumidores e órgãos de fiscalização: as informações de divulgação e da embalagem nem sempre condizem com o que diz o rótulo dos alimentos.

Leia mais: Procon SP e Conar vão investigar polêmica sobre McPicanha

A polêmica sobre como é feito o marketing de produtos alimentícios não é nova, mas as exigências cada vez maiores fazem com que alguns hábitos e práticas se modifiquem. Afinal, você sabe o que está comendo e como procurar quais os reais ingredientes que compõem suas refeições?

Picanha só no molho: o caso do McDonald’s

As frequentes diferenças entre rótulo e embalagem voltaram à pauta após a denúncia feita pela página no Instagram “Coma com os Olhos” sobre o McPicanha, do McDonald’s, no último mês de abril. Após a repercussão, a própria rede de fast food admitiu que a carne nobre estaria contida apenas no molho do sanduíche.

“Os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha)”, disse em comunicado.

Diante do ocorrido, o Procon-SP notificou a empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos, detentora da marca McDonald’s no Brasil, para explicar o novo produto, informando sua tabela nutricional com a composição de cada um dos ingredientes do lanche, como carne, molho, pão, aditivos, etc. Além disso, o órgão cobrou diversos outros documentos, como comprovantes de testes de qualidade e cópia dos materiais publicitários.

O Conar (Conselho de Autorregulação Publicitária) também entrou na história e abriu processo contra a Arcos Dourados. Por sua vez, a empresa disse que está trabalhando para esclarecer todos os questionamentos levantados.
Em nota, ela ainda reforçou que os novos McPicanha ganharam o nome “justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco”.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Rótulo x marketing, quem sai ganhando nessa disputa?

Na justificativa de colocar a experiência do consumidor à frente, infelizmente, estes casos de confusão entre rótulo e embalagem são mais comuns do que parecem.

Segundo a pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP (Nupens/USP), Ana Paula Bortoletto, são várias as estratégias da indústria e das redes de fast food para destacar alguma característica positiva que, na verdade, não está de acordo com a composição real do produto.

Ela destaca, inclusive, outras denúncias recentes feitas pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor): a do biscoito Nesfit de aveia e mel que não contém mel na sua composição e a bebida Del Valle Fresh, que parece ser suco, mas tem menos de 1,5% de fruta.

“Todos esses casos podem se enquadrar como publicidade enganosa pelo Código de Defesa do Consumidor e, portanto, não estão dentro da legalidade. Porém, muitas vezes as empresas não são punidas por se utilizarem de brechas em regras menos restritivas, mas que valem menos que o código, que é uma Lei Federal”, esclarece a pesquisadora.

No entanto, há uma mudança em curso, baseada na ação dos órgãos fiscalizadores e na demanda dos próprios consumidores, frequentemente os primeiros a trazer à tona situações passíveis de denúncia.

No caso do Del Vale Fresh, muitos Procons atuaram e chegaram até a proibir a comercialização do produto em alguns estados, como foi o caso no Distrito Federal. “Os tribunais superiores também já puniram, por exemplo, várias empresas por fazerem publicidade infantil de produtos ultraprocessados”, completa Ana Paula Bortoletto.

Conheça o Mundo do CX

Diferenças entre rótulo e embalagem

Também é importante destacar que toda a lógica do rótulo e da embalagem são diferentes. Enquanto o rótulo contém as informações sobre o produto, muitas vezes em “letras pequenas”, a embalagem é todo o material que reveste o alimento, trazendo o conteúdo de marketing que fica mais à vista.

O Procon-SP, por exemplo, lista as regras para a rotulagem de alimentos industrializados, que devem obrigatoriamente apresentar data de validade, lote, composição, origem, quantidade, outras informações necessárias para a sua utilização (instruções de preparo, forma de armazenamento, etc.) e alertas sobre componentes que possam causar alergia, como glúten, fenilalanina e sacarose.

O problema é que ler todos esses dados técnicos que muitas vezes estão em locais escondidos não ajuda a incutir o hábito de se atentar aos rótulos de alimentos no país. Para a pesquisadora do Nupens/USP, essa apresentação da rotulagem, inclusive, é um dos cernes da questão.

“A maior parte do que está em destaque nas embalagens dos alimentos são informações de caráter publicitário, que podem levar o consumidor ao engano por não se atentar a dados complementares importantes, como a lista de ingredientes”, diz.

Ler rótulos, como buscar a informação corretamente

Para se prevenir de propagandas enganosas em alimentos, a pesquisadora passa duas regras básicas: ler sempre o rótulo e “se tiver muita publicidade, é bom desconfiar e ler o rótulo com mais atenção ainda”. O alerta fica maior em produtos como sucos de caixinha, biscoito que parecem saudáveis, iogurtes e bebidas lácteas.

Outras dicas são conferir a lista de ingredientes dos alimentos embalados, mesmo os que costuma comer habitualmente, pois os fabricantes mudam bastante a composição e nem sempre avisam; saber que a lista de ingredientes vem em ordem decrescente de quantidade, ou seja, o que aparecer primeiro é o que se encontra em maior quantidade no produto; e, no quesito saúde, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, que podem ser identificados pela presença de nomes que não se encontram em casa, como extratos e substâncias químicas, corantes, aromatizantes e adoçantes.

O consumidor também pode ter um papel ativo na construção de melhores práticas no ramo. O Idec, por exemplo, possui um canal específico para facilitar o envio de denúncias. Elas são encaminhadas aos órgãos competentes com embasamento técnico e jurídico, pelo Observatório da Publicidade de Alimentos.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Qual é a importância dos rótulos e embalagens na experiência do cliente? 

Design e consumo: qual é o poder da embalagem?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]