Pesquisar
Close this search box.
/
/
Robôs para ajudar nas tarefas do dia a dia estão perto de se tornar realidade

Robôs para ajudar nas tarefas do dia a dia estão perto de se tornar realidade

Avanços na tecnologia de inteligência artificial permitem que robôs possam realizar tarefas cotidianas com autonomia

Quando alguém com mais de 30 anos pensa em robôs para ajudar nas tarefas domésticas, é bem provável que a imagem da Rosie, a robô da família Jetson, venha à mente.

A tecnologia atual ainda não foi capaz de inventar robôs tão versáteis como a personagem, que fazia comida, limpava a casa e cuidava dos filhos dos Jetsons. No entanto, robôs dotados de inteligência artificial capazes de ajudar nas tarefas do dia a dia já estão em desenvolvimento.

Atualmente, a maioria dos robôs opera em ambientes projetados e estruturados especificamente para eles. As tarefas que realizam são muito específicas e eles precisam ser programados para executá-las da maneira certa, na hora certa.

Desenvolver robôs capazes de operar com segurança e autonomia em ambientes humanos complexos e confusos, como residências ou escritórios, é um dos maiores desafios da robótica no momento.

Com os avanços em inteligência artificial e machine learning, alguns robôs em desenvolvimento já são capazes de realizar tarefas mais complexas e de forma autônoma. Com isso, as máquinas ficam menos dependentes da programação humana e se adaptam rapidamente a novas tarefas e ambientes complexos.

Veja três exemplos robôs que estão sendo desenvolvidos para uso doméstico:

O Everyday Robot do Google

tarefas
Everyday Robot do Google

A Alphabet X, empresa do Google que visa criar soluções tecnológicas para os problemas do mundo, lançou recentemente o projeto Everyday Robot, que pretende desenvolver um “robô de uso geral capaz de aprender”.

A ideia é equipar os robôs com câmeras e um complexo software de machine learning, permitindo que eles “observem” o mundo ao seu redor e aprendam sem precisar ser programados para cada situação encontrada pelo caminho. Ao processar os dados de seus sensores, ele pode executar com segurança tarefas úteis entre as pessoas nos ambientes cotidianos.

O objetivo do projeto Everyday Robot – construir um robô que possa aprender a operar em muitas situações diferentes – é extremamente ambicioso.

Por enquanto, o robô do Google está sendo testado para separar o lixo reciclável em alguns escritórios na Califórnia, onde está aprendendo operar com segurança em ambientes humanos, em que as coisas mudam todos os dias, pessoas aparecem inesperadamente e obstáculos surgem do nada.


Blue, o robô que nasceu na universidade

tarefas
Pieter Abbeel, professor de engenharia elétrica e ciências da computação na Universidade da Califórnia e criador do Blue

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram um robô que usa inteligência artificial para replicar tarefas humanas complexas, como dobrar a roupa ou fazer uma xícara de café.

Batizado de “Blue”, ele está sendo desenvolvido para que seja usado em ambientes domésticos de maneira segura.

O Blue também foi projetado para ser acessível do ponto de vista financeiro. Com peças plásticas duráveis e motores de alto desempenho, sua fabricação e montagem tem um custo de cerca de US$ 5 mil.

“Os robôs existentes são muito caros, não são seguros para os seres humanos e, da mesma forma, não são seguros para si mesmos. Se eles aprendem por tentativa e erro, eles se quebram facilmente. Queríamos criar um novo robô adequado para a era da inteligência artificial, em vez da era da automação.”

Pieter Abbeel, professor de engenharia elétrica e ciências da computação na Universidade da Califórnia e criador do Blue.

O Blue ainda está em fase de desenvolvimento nos laboratórios da universidade, mas já há alguns protótipos sendo produzidos para testes antes do início da produção em larga escala.


Rumores sobre o robô da Amazon

A Amazon, que investe fortemente em robôs inteligentes para automatizar seus depósitos e sistema de logística, estaria trabalhando na criação de um robô doméstico batizado de “Vesta” – nome da deusa romana que personifica os laços familiares.

Por enquanto, as informações sobre o Vesta não foram confirmadas pela Amazon. De acordo com a Bloomberg, o robô circularia pela casa e teria funcionalidades parecidas com as do dispositivo Echo, obedecendo aos comandos de voz da Alexa. Segundo a CNBC, um protótipo do robô tem cerca de 1 metro de altura, pode ser controlado por voz e é capaz de se movimentar por conta própria usando câmeras embutida.


+ NOTÍCIAS

Prateleira inteligente da Amazon encomenda produtos automaticamente
Senado mantém veto a revisão humana nas decisões tomadas por robôs
Gol lança robô atendente no aeroporto de Guarulhos
iFood lança robô entregador e assistente de voz no aplicativo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]