A Robinhood, plataforma de trading de ações, revelou um pacote robusto de inovações que promete transformar a forma como as pessoas investem em criptoativos e ações ao redor do mundo. Os anúncios foram feitos durante o evento Robinhood Presents: To Catch a Token, realizado em Cannes. Eles incluem a expansão para mais de 30 países na União Europeia (UE) e no Espaço Econômico Europeu (EEE), além do lançamento de tokens de ações e ETFs, futuros perpétuos de criptomoedas e soluções de staking. A empresa também prepara o lançamento de sua própria blockchain, a Robinhood Layer 2.
“Nossas ofertas mais recentes lançam as bases para que as criptomoedas se tornem a espinha dorsal do sistema financeiro global”, comenta Vlad Tenev, CEO da Robinhood.
Durante o evento, Tenev também anunciou que usuários que baixassem o app teriam a oportunidade de comprar tokens de ações da OpenAI e da SpaceX. No entanto, ambas as empresas não manifestaram até o momento quaisquer interesses ou planos de abrir capital. Após o anúncio, a OpenAI logo declarou no X (antigo Twitter) que não tem nenhum envolvimento com a iniciativa da Robinhood.
“Estes ‘tokens da OpenAI’ não são ações da OpenAI. Nós não fizemos parceria com a Robinhood, não estivemos envolvidos nisso e não endossamos isso. Qualquer transferência de ações da OpenAI requer nossa aprovação – e nós não aprovamos nenhuma transferência. Por favor, tenha cuidado”, afirmou a empresa na rede social.
These “OpenAI tokens” are not OpenAI equity. We did not partner with Robinhood, were not involved in this, and do not endorse it. Any transfer of OpenAI equity requires our approval—we did not approve any transfer.
— OpenAI Newsroom (@OpenAINewsroom) July 2, 2025
Please be careful.
Ações tokenizadas e blockchain própria
Uma das principais apostas da Robinhood está na tokenização de ativos tradicionais. A empresa lançou tokens de ações e ETFs dos Estados Unidos para investidores da UE, oferecendo acesso a mais de 200 ativos com negociação 24 horas por dia, sete dias por semana, e pagamento automático de dividendos diretamente no aplicativo europeu.
Esses tokens serão inicialmente emitidos na Arbitrum, uma das principais soluções de escalabilidade para Ethereum. Mas, no futuro, a negociação será migrada para a Robinhood Layer 2, que está em fase de desenvolvimento. Ela será otimizada para ativos do mundo real, com suporte a negociações contínuas, pontes cross-chain e autocustódia.
“A criptomoeda foi criada por engenheiros para engenheiros e não era acessível à maioria das pessoas”, explica Johann Kerbrat, gerente geral e vice-presidente sênior da Robinhood Crypto. “Estamos integrando o mundo à criptomoeda, tornando-a o mais fácil de usar possível, com o objetivo de reunir ferramentas poderosas em uma plataforma intuitiva.”
Outra novidade é a introdução dos futuros perpétuos de criptomoedas na Europa, com alavancagem de até 3 vezes. Voltado para investidores mais experientes, esse tipo de derivativo permite exposição contínua sem data de vencimento. Segundo a Robinhood, todos os clientes elegíveis da UE terão acesso ao produto até o final do verão europeu. A interface foi desenvolvida com foco na simplicidade, permitindo controle direto sobre o tamanho das posições e gestão de margem. As ordens serão roteadas pela corretora de futuros perpétuos da Bitstamp.
A funcionalidade de staking também chegou aos usuários dos Estados Unidos, inicialmente com suporte para Ethereum e Solana. O recurso, já disponível na UE e no EEE, permite que os investidores participem ativamente das redes blockchain e obtenham recompensas em troca da validação de transações.
Ecossistema Robinhood ganha mais força
Além dos anúncios voltados para produtos de investimento, a Robinhood também apresentou o aumento instantâneo de 2% sobre depósitos em criptomoedas para usuários dos EUA e da EU, por tempo limitado, como forma de incentivar a migração de ativos para a plataforma. A Robinhood também aposta no uso de Inteligência Artificial (IA) com o lançamento do Cortex para Criptomoedas, assistente de investimentos que estará disponível ainda este ano.
*Foto: Sergei Elagin / Shutterstock.com