/
/
Rir e fazer rir: uma química sem preço

Rir e fazer rir: uma química sem preço

Não importa se você está triste, feliz, cansado ou disposto: a experiência de rir é sempre boa. Em Cannes, descobrimos o motivo pelo qual isso nos faz bem

Cannes – França – Sergio Spaccavento é Diretor de Criação na agência Conversion, de Milão (Itália). E também é diretor de arte, redator, roteirista, escritor de shows para rádio e TV, professor de propaganda e mitomaníaco. Um provocador, que faz do humor seu campo de estudos e estímulo de trabalho. E foi sobre humor que o divertidíssimo Sergio, com seu nariz de palhaço, apresentou sua palestra no Cannes Lions – “O louco que tentou ser um palhaço”. Com ironia, inteligência e irreverência, Sergio mostrou toda a força e importância do humor em nossas vidas.

“Não me fale como Donald Trump é capaz de rir. Eu não tenho a resposta para essa pergunta.”, ironizou o publicitário. “Vocês são capazes de me dizer se o ser humano é o único animal capaz de rir ou existem outros?”. Na verdade, não somos os únicos animais capazes de rir. Koko é uma gorila que demonstrou alegria e tristeza em uma, digamos, conversação com o falecido ator Robin Williams.

Sérgio Spaccavento destacou que basicamente existem dois tipos de risada: a social – que reage a comentários, piadas ou situações cômicas como forma de interação e aprovação social – e a risada natural, física, como aquela provocado pelas cócegas.

“Quando você sorri diante ou na companhia dos amigos, libera neurotransmissores e endorfina, têm sensações de euforia e consome morfinas gratuitas”, disse Spaccavento, destacando: “Nunca despreze o poder do sorriso.”

O ser humano busca o sorriso. Não por acaso, 80% do marketing viral publicado no You Tube é composto por vídeos interessantes, de entretenimento. Queremos tudo o que nos faça rir? E por que? A explicação não se resume apenas a força dos neurotransmissores de alegria. Rir transmite uma sensação de bem-estar, e segurança. A pessoa que nos faz rir é sempre uma referência confiável.

Mas e se você não consegue rir de uma piada, o que isso significa? O humor é complexo. Depende de cultura, maturidade, nível de inteligência, contexto, localidade. Ou seja, fazer rir, depende de muitas variáveis e não é exatamente uma atividade corriqueira. Mas apesar dessa dificuldade, é sempre bom lembrar que todos têm temos senso de humor.

Crédito: Jacques Meir
Crédito: Jacques Meir

Humor funciona

E quais são os mecanismos do humor? Há diversas formas e elementos que podem ser utilizado para criar humor: surpresa, exagero, comparação, paródia, punições, sátira, humor negro, sarcasmo. Esses mecanismos permitem trabalhar com ideias variadas na busca daquela que irá criar um determinado efeito na audiência. Sergio enfatiza: “não há uma propaganda que use só um desses mecanismos. Normalmente, alguns deles são combinados.”

Uma das ideias mais poderosas apresentadas pelo publicitário italiano mostrava uma campanha contra a falta de compromisso da classe política mundo afora. O filme mostrava ilustrações de lideranças políticas feitas com esterco de vacas e bois. Essas ilustrações foram jogadas na internet e também foram objeto de uma exposição. O resultado gerou uma enorme repercussão. A ideia básica pode ser resumida desse modo: “se os políticos são livres para nos falarem merda, poderiam se sentir livres para dizer a verdade.”

Sergio Spaccavento terminou sua apresentação enfatizando o poder do humor na propaganda, mas ressaltando que o uso não pode ser indiscriminado. “Humor sem contexto, sem estar associado de modo curioso, relevante com o produto, simplesmente não funciona”. Segundo ele, esse balanço não é simples, mas deve ser perseguido. O humor é usado para despertar reações, influenciar atitudes, gerar ação por parte do consumidor, lembrança, facilidade de memorização e conexões empáticas intensas.

“Humor é valioso. Seu poder é tão grande que é sempre bom lembrar: ele permite liberar endorfina e morfina gratuitamente.”

Vai uma morfina do riso aí?

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]