Um relacionamento de décadas
- Por Melissa Lulio
- 4 min leitura
A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE DE CONSUMO brasileira, no século 20, se confunde com a consolidação da indústria automobilística no País, especialmente a partir dos anos 50, quando o primeiro veículo foi montado no Brasil. Foi no fim dessa década que a Volkswagen se estabeleceu em São Bernardo do Campo (SP), montando os primeiros Fuscas e Kombis nacionais e abrindo precedente para outras montadoras que chegariam posteriormente por aqui. Foi também nessa época – mais precisamente no fim da década de 40 – que no Brasil foi criada a DPaschoal.
A empresa, que em 2021 comemora 72 anos, se desenvolveu com a indústria automobilística, sempre acompanhando a demanda e as necessidades do consumidor. Não por acaso, foi vencedora pela nona vez do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente na categoria Autopeças e Serviços Automotivos.
Para corresponder a todas as mudanças ocorridas na sociedade, a DPaschoal conta com uma área de inteligência de mercado e engenharia que busca entender os movimentos do setor e do consumidor. O objetivo final é ter um banco de aplicação com algoritmos inteligentes que tragam poder preditivo à indústria.
Adaptada à realidade do consumidor atual, a DPaschoal tem investido consideravelmente em tecnologia, como conta Luis Norberto Pascoal, presidente da Cia. DPaschoal, ao mencionar plataformas como SAP, SAC 3.0, KDaPeça, E‑commerce, Autopeças.com, Painel K, Analytics, Maxxi Training etc. “Também temos avançado em outras frentes que às vezes ‘nem percebemos’”, diz. “Exemplos disso são a nossa mudança para o regime de home office, que foi feita ‘do dia pra noite’ e não gerou impacto para a operação; as plataformas de avaliação e contratação; e tantas outras que brevemente vão compor nossa estratégia de transformação digital.”
Ele conta ainda que os investimentos em tecnologia e inovação e a escolha dos projetos são totalmente direcionados considerando a estratégia “BIOSmart”, que consiste na união de pessoas com processos e sistemas inteligentes e acelera a jornada da transformação digital na empresa, tornando‑a muito mais flexível, ágil, “aberta” e escalável, com soluções que contribuem para o ecossistema.
Além disso, a DPaschoal ministra palestras com fabricantes para os clientes e o mercado. “Para os próximos meses, iremos disponibilizar cursos de ofício voltados para a formação dos jovens que queiram aprender sobre manutenção de veículos, atendimento, administração, expedição e conferência de produtos”, diz.
Para garantir o padrão de atendimento e a qualidade técnica, ele lembra que a empresa possui há mais de 40 anos o Centro de Treinamento Técnico e Inovação (CTTi) e há mais de 10 anos o Maxxi Training Academy, que desenvolvem programas de capacitação voltados a cultura, comercial, técnico e gestão para os colaboradores.
Valores atemporais
Questionado sobre a maneira como os valores se mantiveram ao longo dos anos, o presidente explica que o Grupo DPaschoal preza pelo crescimento de forma inovadora e sustentável para seus clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, acionistas e para o País. Por isso, age com simplicidade, honestidade, transparência, ética e responsabilidade, proporcionando respeito, orgulho e reconhecimento a todos.
Ele elenca os valores da companhia e explica como eles se aplicam no dia a dia.
ÉTICA: Medir, testar e avaliar as peças dos carros e trocar somente o que é necessário. Ser transparente e honesto, poupar para o cliente e prometer somente o que poderá cumprir.
SERVIÇO: Tratar e solucionar o problema do cliente como se fosse o seu. Ter disposição, escutar com atenção, colocar-se no lugar do cliente e oferecer sempre a melhor solução.
TÉCNICA: Transmitir segurança e prestar a informação correta. Atualizar-se sempre, ter as informações sempre à mão e manter o cliente informado durante o atendimento.
SIMPLICIDADE: Fornecer resposta objetiva e clara. Atender com naturalidade e utilizar uma linguagem clara e de fácil entendimento.
PAIXÃO: Entusiasmo na voz, sorrir ao falar, gostar do que faz. Identificar-se e utilizar o nome do cliente, atender com sorriso no rosto e atender como gostaria de ser atendido em qualquer situação.
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