Intuitivo para quem? Cognição e usabilidade

Intuitivo para quem? Cognição e usabilidade

“SE COMPUTADORES SÃO tão inteligentes, não faria mais sentido ensinar computadores sobre pessoas ao invés de pessoas sobre computadores?” Ainda que esta frase seja um insight de 1984, do nosso lendário Steve Jobs, quantos sistemas operacionais e produtos digitais ainda hoje possuem inúmeras barreiras de usabilidade?

Todos nós possuímos diversos modelos mentais em relação ao mundo à nossa volta. Ideias de como as coisas devem funcionar: de saca-rolhas a websites. Formas, cores e ícones carregam significados: uma lupa no canto direito de um site indica busca; um botão vermelho num controle remoto é liga/desliga; uma maçaneta circular sugere que é para girar.

PUBLICIDADE

Como designers (ou desenvolvedores de qualquer interface com consumidores – seja física, seja digital), devemos compreender essas heurísticas que modelam as relações dos usuários com produtos, a fim de projetar uma boa experiência: fácil, intuitiva, prazerosa. 

Para isso, é muito importante compreender não só o comportamento do usuário, mas seus vieses, suas emoções, suas expectativas. Diferentes regras de psicologia e conceitos da neurociência são úteis para pensar em user experiences. 

Muito se fala em design intuitivo. Mas devemos nos perguntar: intuitivo para quem? Quais são as referências deste usuário? Que nível de habilidade ele possui? E, principalmente, que carga cognitiva queremos exigir dele? 

Toda vez que introduzimos novidades numa experiência, é importante estarmos atentos ao esforço que exigimos do nosso consumidor para compreendê-la. Quando nos valemos das heurísticas, ou atalhos mentais, do usuário, economizamos seus recursos cognitivos, tornando a experiência mais fluida. 

Arquitetura de escolhas é um dos nomes que se dá para o estudo desse processo de decisão. E há diversas formas de explorarmos esse tema em UX, facilitando as escolhas do nosso usuário. Familiaridade, síntese, prova social, estética são apenas alguns dos fatores que contribuem para um menor esforço cognitivo. 

No curso UXLab, da Hyper Island Brasil, nós trazemos esse olhar para o consumidor e usuário, exercitando um mindset investigativo centrado no humano. Afinal, como disse Picasso: “Computers are useless. They can only give you answers.” 

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]