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Intuitivo para quem? Cognição e usabilidade

Intuitivo para quem? Cognição e usabilidade

“SE COMPUTADORES SÃO tão inteligentes, não faria mais sentido ensinar computadores sobre pessoas ao invés de pessoas sobre computadores?” Ainda que esta frase seja um insight de 1984, do nosso lendário Steve Jobs, quantos sistemas operacionais e produtos digitais ainda hoje possuem inúmeras barreiras de usabilidade?

Todos nós possuímos diversos modelos mentais em relação ao mundo à nossa volta. Ideias de como as coisas devem funcionar: de saca-rolhas a websites. Formas, cores e ícones carregam significados: uma lupa no canto direito de um site indica busca; um botão vermelho num controle remoto é liga/desliga; uma maçaneta circular sugere que é para girar.

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Como designers (ou desenvolvedores de qualquer interface com consumidores – seja física, seja digital), devemos compreender essas heurísticas que modelam as relações dos usuários com produtos, a fim de projetar uma boa experiência: fácil, intuitiva, prazerosa. 

Para isso, é muito importante compreender não só o comportamento do usuário, mas seus vieses, suas emoções, suas expectativas. Diferentes regras de psicologia e conceitos da neurociência são úteis para pensar em user experiences. 

Muito se fala em design intuitivo. Mas devemos nos perguntar: intuitivo para quem? Quais são as referências deste usuário? Que nível de habilidade ele possui? E, principalmente, que carga cognitiva queremos exigir dele? 

Toda vez que introduzimos novidades numa experiência, é importante estarmos atentos ao esforço que exigimos do nosso consumidor para compreendê-la. Quando nos valemos das heurísticas, ou atalhos mentais, do usuário, economizamos seus recursos cognitivos, tornando a experiência mais fluida. 

Arquitetura de escolhas é um dos nomes que se dá para o estudo desse processo de decisão. E há diversas formas de explorarmos esse tema em UX, facilitando as escolhas do nosso usuário. Familiaridade, síntese, prova social, estética são apenas alguns dos fatores que contribuem para um menor esforço cognitivo. 

No curso UXLab, da Hyper Island Brasil, nós trazemos esse olhar para o consumidor e usuário, exercitando um mindset investigativo centrado no humano. Afinal, como disse Picasso: “Computers are useless. They can only give you answers.” 

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
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COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
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Daniela Calvo
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NÚCLEO DE CONTEÚDO
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Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
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Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
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MARKETING
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TECNOLOGIA
Gerente

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CX BRAIN
Data Analyst
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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